Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Lélia Gonzalez, Niéde Guidon e Conceição Evaristo ganham perfis em nova coleção

Joselia Aguiar organiza série de livros que apresentam grandes brasileiras ao público; Instante publica retrato de Susan Sontag

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma nova coleção que busca fazer grandes perfis de mulheres desbravadoras de suas áreas no Brasil começa a ser editada em abril pela Rosa dos Tempos, sob coordenação da jornalista, escritora e pesquisadora Joselia Aguiar.

lélia ri com mão pra cima
Lélia Gonzalez, uma das intelectuais perfiladas na coleção Brasileiras - Divulgação

A edição inaugural da coleção Brasileiras estuda os recém-completados 90 anos de vida da arqueóloga Niéde Guidon —ela tem grafado seu nome com acento agudo, e não mais no original afrancesado Niède, por vontade de o abrasileirar.

O livro sobre Guidon, tradicionalmente avessa a aparecer em entrevistas, ficou a cargo da jornalista Adriana Abujamra. Aguiar afirma que a escolha das perfiladas, entre dezenas de figuras possíveis, sempre dependia de encontrar autoras que se encantassem genuinamente por elas e pudessem lançar a elas um olhar pessoal e diferenciado.

niéde guidon em casa
A arqueóloga Niéde Guidon, que completou 90 anos em 12 de março - Joel Silva/Folhapress

A escritora Maria Valéria Rezende, então, ficou encarregada do perfil de Pagu —que ela só chama, respeitosamente, de Patrícia Galvão. O pai de Rezende foi médico da ativista revolucionária, e os paralelos entre autora e biografada vão desde o engajamento político até a perseguição pela ditadura (militar, no caso de Rezende, e varguista, no de Pagu).

A jornalista Semayat Oliveira, filha de militantes negros da geração de Lélia Gonzalez, ficou responsável pelo livro que perfila uma das principais intelectuais do século 20; e a historiadora Heloisa Starling porá em prática um interesse antigo de contar a trajetória da cantora Nara Leão por um ângulo político.

Fecham esta primeira leva de livros um retrato de Conceição Evaristo pela jornalista e editora Yasmin Santos e um perfil feito pela escritora Socorro Acioli sobre Bárbara de Alencar, líder da Revolução Pernambucana.

"São apresentações das personagens, não suas biografias definitivas", afirma Aguiar. Além de estimular leitores e leitoras a conhecer essas personalidades, também é um impulso às mulheres autoras de não ficção, um espaço em que ainda "há muito a conquistar" no país, segundo ela.

pintura de mulher deitada de vestido vermelho
Ilustrações de Giulia Bianchi para a coletânea 'Êxtase', com contos de Katherine Mansfield selecionados por Nara Vidal para a Antofágica - Giulia Bianchi/Divulgação

PINTURA ÍNTIMA Aliás, a própria Joselia Aguiar promete que sua biografia da artista plástica Djanira, com que segue a que fez de Jorge Amado e foi laureada com o Jabuti, sai ainda neste ano pela Todavia.

ENSAIO SOBRE A ENSAÍSTA Falando em grandes retratos de mulheres, a editora Instante prepara para setembro um livro sobre Susan Sontag feito por Sigrid Nunez, a festejada autora de "O Amigo", que na juventude trabalhou como datilógrafa para a escritora americana —e foi sua nora por um período. A ideia de "Sempre Susan" é oferecer um retrato íntimo da autora americana no seu auge, bastante turbulento em termos emocionais.

FORA DA REDOMA A Companhia das Letras vai publicar Sylvia Plath pela primeira vez, num volume bilíngue que reúne toda a sua poesia lançada em vida, incluindo os livros "Ariel" e "O Colosso" —a obra em prosa da autora, como "A Redoma de Vidro", está com a Biblioteca Azul. A tradução é de
Marília Garcia e a previsão é que saia ainda neste semestre.

BIBLIOTECA DE BABEL A editora Maria Amélia Mello, que fez trabalho de peso em casas como José Olympio, Civilização Brasileira e Autêntica, é a primeira mulher entrevistada para a coleção Editando o Editor, da Edusp, que chega ao décimo número. O lançamento será na sexta-feira, dia 31, às 19h, na Livraria da Travessa em São Paulo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.