Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Italo Calvino ganha profusão de livros inéditos e edições especiais em seu centenário

Antonio Candido começa a ser editado pela Todavia, que o publica pela primeira vez em ebook para estourar a bolha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos mais relevantes escritores italianos do último século, Italo Calvino completaria cem anos no próximo dia 15 de outubro e sua editora brasileira, a Companhia das Letras, prepara uma profusão de inéditos e reedições.

Começando pelas novidades: já em abril, a editora lança "Um Otimista na América", um relato das viagens do autor aos Estados Unidos, e "A Entrada na Guerra", contos informados pela experiência do garoto Calvino nas brigadas jovens italianas na Segunda Guerra Mundial.

No segundo semestre, sairão um compilado de entrevistas com o escritor chamado "Nasci na América" e a primeira coletânea de contos publicada por ele, aos 26 anos, intitulada "Por Último Vem o Corvo".

Além disso, duas das obras mais populares de Calvino ganharão edições com projeto gráfico especial e posfácios inéditos: "Se um Viajante numa Noite de Inverno" e "Por que Ler os Clássicos", centrais na modesta revolução que Calvino propôs no cânone literário.

Até o fim do ano deve sair também uma edição ilustrada de "Todas as Cosmicômicas", narrativas curtas e divertidas que exploram temas metafísicos, com trabalhos do artista plástico Marcelo Cipis,

Há ainda planos de promover seis audiolivros do escritor —que abrangerão outras obras como "As Cidades Invisíveis" e "O Cavaleiro Inexistente"— e uma série de eventos para discutir o projeto literário do italiano.

casal dançando duas vezes sobre fundo cinza
Pintura de Eduardo Berliner para a nova edição da Ubu de "O Homem da Areia", novela assustadora de E.T.A. Hoffmann - Eduardo Berliner/Divulgação

VOU APRENDER A LER... E a obra completa de Antonio Candido começa a ser publicada pela Todavia na próxima semana, numa fornada de cinco livros que devem chegar a 17 até o ano que vem. A proposta declarada da editora é tornar as obras do intelectual mais acessíveis, estourando a bolha acadêmica. Pela primeira vez, os livros de Candido serão disponibilizados em forma de ebook e, em livrarias parceiras, terão desconto para estudantes.

...PARA ENSINAR MEUS CAMARADAS Além disso, a editora soltará textos gratuitos e descomplicados de especialistas para explicar a uma nova geração a importância de ler Candido. O professor e tradutor Samuel Titan Jr. escreve sobre "Formação da Literatura Brasileira"; a crítica literária Rita Palmeira, sobre "O Discurso e a Cidade"; o sociólogo Luiz Carlos Jackson, sobre "Os Parceiros do Rio Bonito"; a pesquisadora Ieda Lebensztayn, sobre "Iniciação à Literatura Brasileira"; e a professora Ana Paula Pacheco, sobre "Literatura e Sociedade".

NO ATACADO Falando em acessibilidade, a nova editora Aboio passou a disponibilizar de graça os ebooks de todo o seu catálogo —"Luz dos Monstros", do premiado escritor gaúcho Paulo Scott, "Ervas Daninhas", do gigante chinês Lu Xun, e "Ossada Perpétua", da estreante carioca Anna Kuzminska. O argumento é que o ebook como modelo de negócios "não colou no Brasil", segundo o editor Leopoldo Cavalcante, e a tecnologia é mais útil para aproximar leitores e leitoras do trabalho feito pela casa.

DE NOITE NA CAMA A Macondo publica ainda este mês, pela primeira vez no país, um grande poema erótico de Gertrude Stein, escritora e editora lésbica fundamental para o modernismo americano. "Barriga ao Alto" terá tradução da poeta portuguesa Patrícia Lino, que veio à Flip, em parceria com o editor Otávio Campos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.