Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Rocco repagina Clarissa Pinkola Estés e aposta em 'Bridget Jones millennial'

Autora de 'Mulheres que Correm com os Lobos', fenômeno editorial da pandemia, terá outros livros relançados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Rocco prepara um banho de loja para a psicóloga que vem se tornando uma de suas maiores fontes de renda. A americana Clarissa Pinkola Estés, de "Mulheres que Correm com os Lobos", terá dois de seus livros totalmente repaginados e reapresentados ao mercado agora em julho.

É uma decisão compreensível. O livro mais famoso de Estés foi um fenômeno de vendas no Brasil da pandemia, tendo se tornado campeão entre as obras de não ficção nos últimos três anos.

capa de livro
A nova capa de 'Libertem a Mulher Forte', de Clarissa Pinkola Estés, repaginada pela Rocco - Divulgação

Segundo Ana Lima, editora-executiva da Rocco, o salto no interesse do público pelo livro, que saiu pela primeira vez no Brasil há quase 30 anos, se deve muito aos clubes de leitura que se formaram durante o isolamento, ajudando leitoras e leitores a desbravarem uma obra trabalhosa.

Os dois livros que agora serão retrabalhados já têm vendas razoáveis —mas é natural tentar dar uma mãozinha para que cheguem melhor ao público, como aconteceu com "Lobos", que ganhou reedição em capa dura em 2018.

O primeiro a receber o tratamento é "A Ciranda das Mulheres Sábias", definido pela editora como um livro curto que, ao mesmo tempo, complementa e serve de boa iniciação ao pensamento da escritora. O outro é "Libertem a Mulher Forte", uma obra mais robusta e centrada na figura religiosa da Virgem Maria.

Os dois saem com nova fonte e projeto gráfico, de capa dura, numa proposta de torná-los mais amigáveis nas estantes do que as edições mais datadas que circulam hoje.

Mas a Rocco também aposta em novidades para os próximos meses. O romance "Really Good, Actually", de Monica Heisey, vai sair aqui com o título "Eu Tô Ótima". É a história de uma jovem pesquisadora que tenta se reerguer após um divórcio, adequadamente definido por Lima, a editora-executiva, como uma "Bridget Jones millennial".

Outro investimento é em "Programados para Amar", título meio meloso para o relato da pesquisadora Stephanie Cacioppo, que fez sucesso nos Estados Unidos. A neurocientista da Universidade de Chicago narra o processo de se apaixonar e depois precisar se desgarrar do amor romântico —com base na própria pesquisa, mas também numa tocante experiência pessoal.

AGORA É PRA VALER A Grua está para lançar uma obra do russo Ivan Turguêniev que ainda estava inédita no Brasil. "Clara Militch", último trabalho publicado pelo autor de "Pais e Filhos" antes de sua morte, em 1883, é sobre um jovem cético que fica obcecado por uma cantora lírica. Sai ainda em junho, com tradução do russo feita por Giselle Moura.

CHORAR VAI ME FAZER SOFRER O clássico infantil "Onde Vivem os Monstros", que estava inacessível há anos, finalmente vai voltar a ser editado depois da extinção de sua antiga casa, a Cosac Naify. A Companhia das Letrinhas vai relançar a obra do escritor e ilustrador Maurice Sendak em outubro, ao lado de outros dois trabalhos do americano, "Na Cozinha Noturna" e "Lá Fora, Logo Ali", este ainda inédito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.