Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Parcerias inéditas de Borges, Bioy Casares e Ocampo saem pela primeira vez no Brasil

Editora Companhia das Letras prepara volumes com obras criadas em dupla por série de escritores argentinos consagrados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Companhia das Letras investe, em agosto, num volume inédito que trará a íntegra do que escreveram juntos dois amigos que calharam de ser expoentes históricos da literatura argentina, Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares.

"Bioy & Borges - Obra Completa em Colaboração" terá incluso o primeiríssimo texto que os dois escreveram a quatro mãos —um folheto publicitário de iogurte, a coalhada La Martona, em 1936. Foi um pedido feito pelo tio de Bioy, que era dono da empresa.

Como se vê, o livro quer compreender absolutamente tudo o que escreveram em 50 anos de amizade, incluindo crônicas, romances e contos, inclusive sob um pseudônimo comum, o de Honorio Bustos Domecq, surgido em 1941.

Outro inédito que a editora prepara, na mesma toada, é o da única colaboração entre Bioy Casares e Silvina Ocampo, com quem foi casado. "Os que Amam Odeiam", considerado um precursor do romance policial escrito em 1946 e nunca editado no Brasil, deve sair no país no ano que vem.

homens lutando capoeira à beira-mar
A nova edição da Record do livro 'O Próximo e o Distante', do sociólogo francês Roger Bastide, traz na capa esta fotografia feita por Pierre Verger, que foi amigo do autor - Pierre Verger/Fundação Pierre Verger

MEIAS-NOITES A Todavia lança em julho o primeiro romance de Tiago Ferro depois da conquista do Jabuti por "O Pai da Menina Morta". "O Seu Terrível Abraço" é descrito como um caleidoscópio geracional sobre um homem de seus 40 anos que se vê encalacrado pela crise econômica e política que tomou o Brasil. O elemento disparador são as manifestações de 2013, que protagonizam, aliás, diversos lançamentos na efeméride de seus dez anos, agora em junho.

NUNCA, NUNCA VAMOS REATAR A Faro Editorial acaba de comprar os direitos para publicar uma graphic novel baseada no clássico "Guerra e Paz", de Liev Tolstói, que sairá em capa dura pelo selo Poseidon, voltado a lançar quadrinhos. A obra, ilustrada com requinte, foi adaptada por dois artistas russos chamados Dmitry Chukhrai e Alexandr Poltorak.

REPUTAÇÃO O recém-lançado thriller "O Crime do Bom Nazista", de Samir Machado de Machado, já foi comprado para sair no Reino Unido pela Pushkin Press. O autor já tem um de seus livros anteriores, "Tupinilândia", editado pela Métailié na França —onde, aliás, será publicado pela Denoël o romance "O Amor dos Homens Avulsos", de Victor Heringer, morto em 2018. Os dois escritores são representados pela agência MTS.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.