Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros Flip

Augusto de Campos, autor homenageado na Flip, ganha sua coletânea mais completa

Antologia 'Viva Vaia', que cobre três décadas de sua produção, está de volta pela Ateliê Editorial após anos fora de catálogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Augusto de Campos, possivelmente o maior poeta brasileiro vivo, terá uma reedição de sua coletânea "Viva Vaia" lançada pela Ateliê Editorial durante sua homenagem na Flip, que acontece em novembro em Paraty, no litoral fluminense.

augusto de campos entre duas colunas vermelhas
O poeta Augusto de Campos, fotografado na abertura de sua exposição no Sesc Pompeia em 2016 - Marlene Bergamo/Folhapress

A antologia, que estava fora de catálogo havia cinco anos, abrange três décadas da produção do autor, de 1949 a 1979, incluindo obras fundamentais como "Poetamenos", "Popcretos", "Profilogramas" e "Enigmagens". De todas as edições que o livro já teve, entre as editoras Duas Cidades e Brasiliense, o próprio Campos define esta como "a mais completa".

O livro tem o projeto gráfico original de Julio Plaza e vem com um álbum encartado, contendo 15 dos poemas vertidos em música pelo filho do escritor, Cid Campos, incluindo cinco inéditas. O livro custará R$ 298, com 264 páginas, mas quem comprar na pré-venda desembolsa R$ 199.

MÃE CORAGEM A jornalista e escritora Vanessa Barbara volta aos romances no ano que vem, agora em nova editora, a Fósforo. O livro, ainda sem título, vai se equilibrar entre ficção e não ficção e discorrer sobre temas como parto, maternidade, depressão e escrita.

MAPA MUNDI E a Vestígio já tem planos de publicar, no primeiro trimestre do ano que vem, o livro recém-lançado do franco-libanês Amin Maalouf, chamado "Le Labyrinthe des Égarés", algo como o labirinto dos perdidos. A obra do autor de "Samarcanda" e "O Naufrágio das Civilizações" procura entender os conflitos globais de hoje se debruçando sobre a trajetória de quatro países, Japão, Rússia, China e Estados Unidos.

NO MEIO DO CAMINHO A terceira edição do festival Flitabira, na cidade mineira onde nasceu Drummond, acontece de terça, dia 31, até o próximo domingo, 5 de novembro. No sábado, a escritora Conceição Evaristo recebe o prêmio Juca Pato de intelectual do ano, num evento seguido por uma palestra da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal. A abertura será de Ailton Krenak, recém-eleito para a Academia Brasileira de Letras, e comparecerão autores como Jeferson Tenório, Sérgio Abranches e Rosa Freire d’Aguiar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.