Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Revista Pessoa fecha, sem recursos financeiros, e doa seu acervo literário à USP

Fundadora Mirna Queiroz diz não ter mais disponibilidade de tempo e dinheiro para se dedicar à publicação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A revista Pessoa vai acabar. Na verdade, a publicação com 13 anos de estrada já encerrou seus trabalhos e fechará seu site até o final do ano, segundo a editora e fundadora Mirna Queiroz.

Ela diz que o acervo da revista, que se voltou a reunir literaturas em português ao redor do mundo, será doado na íntegra à Universidade de São Paulo.

obra em rosa, azul e amarelo sobre fundo preto
A Global lança uma edição especial de 'Macunaíma' com ampla fortuna crítica, manuscritos de Mário de Andrade e capa com uma obra de Jaider Esbell: 'Makunaimî Parixara', da série 'Transmakunaímî: O Buraco É Mais Embaixo' - Coleção Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea/Divulgação

Desde 2010, a Pessoa era uma revista prestigiada em círculos literários e serviu para dar projeção a autores que hoje têm maior prestígio e circulação, caso de premiados como Edimilson de Almeida Pereira e Micheliny Verunschk e acolhidos por editoras grandes como Luciany Aparecida e Fabiane Guimarães.

Os escritores Lucrecia Zappi e Victor Heringer, por exemplo, tinham o costume de publicar com regularidade antes de engatarem romances novos.

Ainda que a revista tenha tido alguma dificuldade de publicar autores de Portugal e de países africanos, como era seu objetivo segundo a fundadora, ela costumava ter audiência virtual de 30 mil visitantes únicos "num mês ruim".

Morando em Lisboa, Queiroz recebeu uma proposta para comandar o braço português de uma associação holandesa e deixou de ter "disponibilidade mental, financeira, física e psicológica" para editar a Pessoa, o que ela fazia no seu tempo livre e sem receber.

O projeto cultural nunca se sustentou financeiramente, diz ela, e jamais obteve recursos estatais no Brasil, que "ficam sempre concentrados nas mesmas pessoas".

A editora diz ainda sentir que a revista cumpriu seu papel de formação e, nos últimos tempos, "girava demais em torno de um grupo, sem furar a bolha, num mercado viciado". Decidiu então "sair de cena".

ESCREVA AO CORONEL O romance inédito deixado por Gabriel García Márquez, cujo título original é "En Agosto nos Vemos", vai sair no Brasil simultaneamente ao lançamento internacional. A obra póstuma chega em março.

CÂNDIDAS ERÊNDIRAS A Flipop, evento de literatura jovem da editora Seguinte, acontece gratuitamente no Sesc Pinheiros no próximo fim de semana, 28 e 29 de outubro. Está confirmada a participação da australiana Sophie Gonzales e de nomes brasileiros populares como Pedro Rhuas, Clara Alves e Babi Dewet.

VIVER PARA CONTAR E a Feira Literária de Tiradentes também acontece ao longo desta semana na cidade mineira, de quarta-feira, dia 25, a domingo, dia 29. Entre os convidados, Helô Teixeira, Eduardo Bueno, Eliana Alves Cruz, Bob Wolfenson e os colunistas do jornal Ruy Castro, Patrícia Campos Mello, Sérgio Rodrigues e Antonio Prata.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.