Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Alta Books compra Morro Branco e amplia relevância no mercado de literatura

Diretor do grupo, que tem feito diversas aquisições, argumenta que cenário vai ficar mais difícil para editoras pequenas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo Alta Books anuncia nesta quinta-feira a compra da editora Morro Branco, num movimento cada vez mais intenso de ampliar sua participação e relevância no mercado de literatura.

mulher negra de cabelo grisalho em foto em preto e branco
Octavia Butler, uma das principais autoras do catálogo da Morro Branco, adquirida pela Alta Books - Divulgação/Divulgação

Foi uma trajetória que começou há poucos anos, apesar de a Alta ter décadas de estrada —abriu as portas em 2002, como uma pequena editora de livros de computação.

Em 2022, o grupo liderado pelo carioca Gorki Starlin adquiriu a Tordesilhas, que edita ficção de prestígio, e a Alaúde, referência em livros de gastronomia. Depois, veio a Faria e Silva e, há apenas dois meses, foi a vez da Almedina, forte em publicações de direito.

Em conversa com a coluna, Starlin diz que seu objetivo é pegar editoras pequenas, com boa curadoria, e oferecer estrutura financeira e de distribuição para incrementar o seu leitorado. Se em nove anos de atividade a Morro Branco lançou cem livros em seu catálogo, a Alta prevê mais 40 só nos próximos 18 meses.

Da parte do grupo, o interesse é atingir cada vez mais faixas de público. "Pergunto aos meus editores, o que precisa fazer agora, estar na Flip, em Paraty? Então vamos ter a melhor casa da Flip."

O selo Alta Novel já esteve na festa literária com Akwaeke Emezi, um dos destaques da programação de novembro passado. Antes, houve um ponto de virada em 2016, quando a casa comprou o grande catálogo da Campus-Elsevier, que incluía "Pai Rico, Pai Pobre", uma obra de cauda longuíssima. Então, a editora decidiu investir mais pesado na ficção.

A Morro Branco, mais recente joia da coroa, é uma expoente da ficção científica no Brasil, com obras de , Octavia E. Butler, N.K. Jemisin, Ursula K. Le Guin e Margaret Atwood. O publisher da casa, Victor Gomes, topou o negócio por estar de mudança para a Europa.

"O mercado vai ficar cada vez pior para editoras pequenas e médias. Ou você é grande ou vai ter muita dificuldade", afirma Starlin. "Se as livrarias diminuíram, não vão ter como comportar 800 editoras. Vão escolher das 30 maiores, e as dez primeiras vão ter muita prioridade. Depois disso, é um ou outro livro que elas vão pegar."

Distribuir obras de nichos diversos num mesmo caminhão, diz ele, facilita muito a negociação com as livrarias —a Alta Books diz não priorizar a venda direta aos leitores. "Entendemos que o único caminho para o grupo Alta é a bibliodiversidade, assim você pode entrar em qualquer ponto de venda."

ilustração de duas mulheres em rosa, azul, amarelo e preto
A ilustração 'Threads', de Petra Eriksson, estampa a capa da edição italiana de 'Tudo É Rio', primeira publicação de Carla Madeira em língua estrangeira - Petra Eriksson/Divulgação

A TEUS PÉS A editora E-galáxia, agora firme na impressão de livros, traz de volta ao mercado uma biografia importante da história literária brasileira: "Ana Cristina Cesar - O Sangue de uma Poeta", escrita pelo crítico Italo Moriconi, estava há muito fora de catálogo e já está disponível para compra na Feira do Livro, em São Paulo.

DA FRANÇA... A Relicário também investe em reedições de qualidade. Primeiro, "Histórias Reais", da francesa Sophie Calle, que tinha sido publicada pela Agir em 2009. A obra sensorial de uma das grandes artistas de seu país virá ampliada com novas fotografias, histórias autobiográficas e tradução inédita de Marília Garcia.

...À PALESTINA E a editora vai pôr na praça ainda este ano uma edição ampliada de "Tornar-se Palestina", da chilena Lina Meruane, que vendeu mais de 15 mil exemplares em cinco reimpressões. A obra ganhará uma terceira parte, "Rostos do meu rosto", já publicada em edições estrangeiras.

SAMBA DA MINHA TERRA Jean Wyllys é o novo contratado da editora Planeta, onde vai relançar pelo selo Tusquets seu primeiro livro de contos, "Aflitos", em versão revista e ampliada. A obra integra uma leva de novos investimentos da casa na literatura brasileira, que ainda terá autores jovens como Pedro Jucá e Renata Belmonte.

BORSCH BEM FEITO E a Rocco aposta no romance de estreia de Sasha Vasiliuk, jornalista americana que cresceu entre a Ucrânia e a Rússia. "Seu Comparecimento É Obrigatório", que sai em setembro, se baseia na história real da viúva de um homem judeu ucraniano que lutou na Segunda Guerra Mundial e levou segredos para o túmulo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.