Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Seiva, novo projeto de Daniel Lameira, quer incentivar pessoas a se atirar na arte

Marca vai lançar livros inéditos sobre o processo criativo para que leitores suspendam seus medos de inventar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É difícil definir em poucas palavras o que é a Seiva, nova empreitada de Daniel Lameira. O editor prefere dizer apenas que essa é sua nova marca.

homem de barba e cabelo compridos e castanhos
O editor Daniel Lameira, que saiu da Antofágica e agora cria a Seiva - Mathilde Missioneiro/Folhapress

O projeto tem em vista publicar livros que ainda representam lacunas no mercado, mas acima de tudo quer atrair e estimular uma comunidade de pessoas criativas por diversos meios.

"A ideia é expandir a experiência do curso ‘Vida do Livro’ e as trocas com comunidades que nós promovíamos na Aleph e na Antofágica", afirma. "Mas a editora é que vai estar a serviço da comunidade, e não o contrário."

O objetivo da Seiva, criada ao lado do sócio Adriano Fromer, é munir qualquer pessoa interessada em produzir arte com ferramentas como cursos, newsletters, podcasts e até livros. Lameira quer que potenciais artistas rompam com seus medos e entendam o que precisam para entrar de vez na vida criativa —sejam eles escritores, fotógrafos, ceramistas ou o que quer que desejem.

As publicações da marca, então, vão girar em torno desse tema. Já há três livros inéditos programados para o próximo ano —a ideia é chegar a oito ou dez ainda em 2024.

O primeiro vai ser "Arte e Medo", de David Bayles e Ted Orland, que tem como subtítulo em sua versão original algo como "os perigos e recompensas de fazer arte". Em seguida, vem "Anatomia da História", um guia clássico nos estudos de roteiro, e "Como Criar Histórias", publicação da americana Ursula K. Le Guin.

Passada a decantação da mensagem e da identidade visual da Seiva, lançada nesta semana, Lameira prepara um curso com a apresentadora Livia Piccolo sobre storytelling —conscientizando sobre como nós consumimos narrativas o dia todo sem notar— e sonha com um grande curso sobre a arte de contar histórias, com aulas revezadas entre autores brasileiros célebres.

capa de livro
'Confident Reader', pintura de de Oláníyì Omótáyò, compõe a capa de 'Sr. Loverman', romance da premiada Bernardine Evaristo que sai pela Companhia das Letras em fevereiro - Divulgação

CAÇA ÀS BRUXAS A Boitempo vai publicar o próximo livro da filósofa Judith Butler, "Quem Tem Medo do Gênero?", ao mesmo tempo de seu lançamento mundial, em março. Na sua primeira obra não acadêmica, a autora referencial da teoria queer discute por que o gênero é mobilizado em discursos de líderes conservadores para criar pânico moral.

POBRE DE MARRÉ E a Morro Branco vai publicar o romance "Demon Copperhead", com o qual a americana Barbara Kingsolver dividiu o prêmio Pulitzer de ficção com o argentino Hernán Díaz neste ano. A história é uma releitura contemporânea de "David Copperfield", de Charles Dickens.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.