Wilson Gomes

Professor titular da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e autor de "Crônica de uma Tragédia Anunciada"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Wilson Gomes

O mercado mais aquecido hoje é o mercado de virtudes

Minorias, transformadas em identidades, são o bem mais precioso e frágil a ser tutelado e protegido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"A única diferença atual entre liberais e conservadores é que os liberais vão à missa das cinco e os conservadores vão à missa das oito", disse o coronel Buendía, personagem de "Cem Anos de Solidão", de García Márquez. De fato, às vezes a distinção entre uns e outros, que parece tão pronunciada na autoimagem de cada grupo, reduz-se ao mero rodízio para fazer a mesma coisa.

Há três anos, um filme roteirizado por Fábio Porchat foi execrado publicamente. O filme se chamava "A Primeira Tentação de Cristo", do grupo Porta dos Fundos, e, segundo o divertido resumo feito pelo Domingo Espetacular, da TV Record, exibia "piadas sem graça" sobre passagens bíblicas e, entre outros horrores, mostrava um Jesus homossexual e Maria e José em um triângulo amoroso com Deus, que, além de tudo, era "retratado como um homem manipulador e mentiroso" —1,7 milhão assinou um abaixo-assinado pedindo que o filme fosse tirado do ar.

O Porta dos Fundos divulgou nota defendendo as liberdades artística e de expressão. Nem preciso dizer que não houve progressista que não cerrasse fileiras pela dupla liberdade sob ataque, não evocasse as críticas nazistas à "arte degenerada" nos seus argumentos e não defendesse o sagrado direito à profanação em uma sociedade em grande parte secularizada.

Houve muitos casos como esses durante as trevas bolsonaristas, tendo se formado grupos de vigilantes digitais para agir diante das várias profanações e desrespeitos liberais em arte e cultura. Quer dizer, para os denunciar, por meio de vídeos e posts, para mobilizar boicotes, linchamentos e assédios e, enfim, para que os mais virtuosos denunciadores pudessem faturar eleitoralmente em 2016 e 2018.

Tem sido, porém, muito frequente a inversão dos papéis, com os liberais gritando por censura para defender vulneráveis, mobilizando-se para boicotes e linchamentos e tentando ganhar com suas expedições punitivas. Ganhar visibilidade pública, monetização da própria imagem de defensor intransigente da correção política, quiçá um mandato ou cargo público.

O mercado mais aquecido hoje é o mercado de virtudes. Já era assim durante a longa noite do bolsonarismo, em que homens de bem, smartphones à mão, dedicaram-se a alimentar o sentimento público de ultraje ante a degeneração moral, artística e intelectual dos progressistas. Mas a commodity agora é outra, os identitários de esquerda disputam o monopólio de outras virtudes, outros são os vulneráveis. As minorias, transformadas em identidades, são agora o bem mais precioso e frágil, a ser tutelado e protegido de todo e qualquer gatilho, ofensa, contrariedade, hostilidade. Liberdades de expressão, artística, de cátedra, valores outrora reivindicados, são com frequência dispensados sumariamente como valhacouto de fascistas.

Dois cabeças de perfil unidas pela parte posterior por cordões que traspassam ilhoses aplicados sobre a pele (como se  amarram os tênis). Os dois perfis idênticos tem grandes narizes. Longas e sinuosas línguas saem de suas bocas. O perfil da esquerda tem uma mira de fuzil como olho direito, o perfil da direita uma mira de fuzil como olho esquerdo e o  ajusta com a mão esquerda. Sobre um fundo granulado cor terracota, os dois se olham de soslaio, com o canto dos olhos. Vestem camisas sociais e gravatas.
Ilustração de Ariel Severino para coluna de Wilson Gomes de 23 de maio de 2023 - Ariel Severino

O novo linchamento de Porchat exemplifica bem as enormes pressões de um mercado cada vez mais concorrido. Não se pode acusá-lo de ter cometido um ato racista nem de ter sido o porta-voz de discurso de ódio. O que ele fez foi reafirmar sua convicção de que, como o filme do Porta dos Fundos, uma sátira política por meio de profanação, não mereceria ser banido, talvez o trabalho de Leo Lins devesse gozar das mesmas prerrogativas das liberdades artística e de expressão que ele havia reivindicado para si no passado. Afinal, princípios são princípios e um progressista deveria lutar por eles, não apenas por interesses. Não? E o que pode dar errado num post em que se diz para não se confundir juízo de gosto com juízo de valor e em que se convida à reflexão em lugar da animosidade?

Pois meia hora depois da nota de Porchat, já nem se falava de Lins, do seu humor grosso e preconceituoso, mas do "comediante branco" progressista, que se revela "mais perigoso para o movimento antirracista do que o branco de direita" e que, além disso, está preso, como é típico dos da sua raça, aos vínculos com o "pacto narcísico da branquitude" –tudo isso dito expressamente em vídeos publicados por guerreiros da justiça.

Um identitário de esquerda não pode cancelar Lins, que capitaliza automaticamente qualquer crítica vinda dos progressistas. Mas é lucrativo linchar Porchat, posto que nada é mais compensador para reafirmar os valores do grupo do que sacrificar um ex-aliado, agora considerado traidor, mesmo que a traição consista em não aderir a uma expedição punitiva. Nem pode haver maior recompensa para um caçador de transgressões do que pendurar na sua sala, como troféu, a cabeça de um bicho grande para mostrá-la às visitas: aquele ali o abati numa quinta, um perigo, protegi o mundo, sou ou não sou virtuoso?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.