Descrição de chapéu transporte público

Brasil precisa fazer 'dever de casa' na questão do racismo, diz leitor

Plano de Lula para o carro popular e afastamento de juiz da Lava Jato também foram comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carro popular
"Plano de Lula de incentivar carro popular prejudica os mais pobres" (Ilustríssima). Fomentar a produção de carros, barateando-os, apenas provocará mais poluição, mais trânsito nas cidades, elevação do preço dos combustíveis. A maioria das pessoas usa o transporte particular porque o transporte público é caro e ruim na maioria das cidades. E o status que a posse do veículo confere também é outro fator. É uma ideologia antiga essa de fomentar a indústria automobilística. O que a maioria da população precisa é de trens, metrôs, pistas de bicicletas, ônibus confortáveis etc.
José Cláudio do Nascimento (Juiz de Fora, MG)

Pátio da montadora Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) - Fabio Braga-1º.dez.14/Folhapress

Resumindo: o pobre é o culpado e a vítima da poluição causada pelos veículos comprados por eles! O correto é continuar se espremendo dentro do transporte público, para que as ruas fiquem disponíveis para os mais ricos.
Vicente Batista (São Paulo, SP)

Uma das políticas públicas que mais aguardo é a renovação do transporte coletivo urbano. As cidades precisam de coletivos baratos, seguros e rápidos, tantos que a população priorize esse transporte por seu conforto e sua praticidade.
Fernando Dias (Tatuí, SP)

Homem de terno e gravata sentado à frente de monitor de computador em escritório
O juiz federal Eduardo Appio - Divulgação JF-PR

Juiz Appio
"Juiz afastado da Lava Jato pôs em xeque acordo da Odebrecht assinado por Moro" (Política). Ao CNJ, é de rigor investigar, com lupa, os desembargadores que decidiram esse afastamento, no mínimo suspeito.
Marcelo Guimarães Martins (São Paulo, SP)

Por que tanta polêmica em relação à Lava Jato? Sérgio Moro e Deltan Dallagnol erraram ao trocar figurinhas? Sim, e o STF soube agir. No mais, a operação foi importantíssima pois apresentou todas as relações não republicanas entre empreiteiras e o governo e destrinchou o maior esquema de desvios de dinheiro da nação.
Marco A Moreira (São Paulo, SP)

A Lava Jato foi um verdadeiro crime contra o Brasil, as instituições democráticas e o Estado de Direito. Moro, Dallagnol e os procuradores devem ser julgados e presos.
Soraya Colmenarez (Caxias do Sul, RS)

Planos de saúde
"A saúde financeira dos planos de saúde" (Opinião, 23/5). Enquanto tivermos uma ANS dando respaldo às incompetências administrativas das operadoras de saúde, os consumidores é que arcarão com os prejuízos. As operadoras não fazem nenhum programa de medicina preventiva com seus beneficiários e quando precisamos de atendimento, além de dificultarem a liberação, mudam constantemente a rede autorizada. É uma vergonha.
José Otávio Pinto e Silva (São Paulo, SP)

Parabéns!
"Bobi, o cachorro mais velho do mundo, completa 31 anos e comemora com festa" (Bom pra Cachorro). O sonho de todos que amam seus animais é que vivam muito tempo. Parabéns ao Bobi!
Marcelo Rocha (Cordeiro, RJ)

0
Mãe Zana diante de local onde ficava terreiro demolido pela prefeitura em Carapicuíba, na Grande SP - Karime Xavier - 18.mai/ Folhapress

Racismo lá e cá
Manchete sobre o racismo sofrido pelo jogador Vini Jr. e, acima, foto de mulher negra tendo as instalações de seu terreiro destruídas. É racismo inclusive religioso. Somos, sim, um povo e uma nação racistas. Longo caminho a percorrer.
Ana Cláudia Galvão Galrao (São João Del Rei, MG)

"Leitores cobram punições por ataques racistas a Vini Jr" (Painel do Leitor, 23/5). Infelizmente, a Espanha não detém o monopólio da estupidez racista. No Brasil, essa manifestação racista nos estádios, por exemplo, foi naturalizada pela torcida do Flamengo, que adotou o urubu como mascote, animal cujo nome era gritado pela torcida adversária por causa do grande número de negros na torcida flamenguista. O Brasil deveria fazer seu "dever de casa" nessa questão do racismo, da homofobia e de muitos etc nos esportes.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)

Guia Negro
"13 de maio: liberdade do povo negro passa pela memória" (Guia Negro). Até quando vamos ignorar que continuamos tendo uma visão de mundo a partir do racismo estrutural? Apesar de a abolição da escravidão ter sido oficializada em 13 de maio de 1888, completando agora 134 anos, não foram construídos meios efetivos de inclusão do negro à sociedade, tornando a vida deles difícil e muito marcada pela falta de recursos como estudo, comida, direitos humanos não exercitados, trabalho, entre muitos outros.
Giovanna Sordi de Castro (Piracicaba, SP)

Foz do rio Amazonas
A Foz do Amazonas, na costa do Brasil e da Guiana Francesa - Elsa Palito/Greenpeace Brasil

Petróleo no Amazonas
Causa-me surpresa a discussão sobre a intenção da Petrobras de explorar petróleo na foz do Amazonas. Em vez de focar a viabilidade dessa intenção, a verdadeira preocupação deveria ser o fato de que, sob o ponto de vista das mudanças climáticas, a Petrobras deveria diminuir, e não aumentar, a produção de petróleo, principal causador da emissão de gases de efeito estufa que estão colocando a humanidade sob o risco de extinção devido ao aquecimento global.
Pedro Braga (Belo Horizonte, MG)

A foz do rio Amazonas e a floresta amazônica valem mais se conservados em pé. O Ibama é o órgão a ser ouvido. Será que essa insistência não é para criar mais cargos para os aliados? Temos tristes lembranças dos impactos ambientais de Belo Monte.
Tania Tavares (São Paulo, SP)

Javalis
"Cidades com abate de javali triplicam sob Bolsonaro e especialistas apontam irregularidades" (Ambiente). Inacreditável. No país, tudo é desvirtuado O javali é uma praga para a agricultura e a fauna nativa, pois é uma espécie exótica onívora, preda filhotes, pequenos animais nativos e ovos. A lógica seria o controle pela caça direcionada, mas muitos caçadores espalham a espécie para alimentar a caça esportiva, piorando o desequilíbrio ecológico e as perdas na lavoura. Deveriam perder a licença e pagar multa.
Roberto Ken Nakayama (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.