Incêndio em apartamento assusta moradores de prédio nos Jardins, em SP

Duas pessoas ficaram feridas e outra foi atendida por inalação de fumaça

Pessoas se aglomeram em volta de prédio próximo à avenida Paulista que registrou incêndio em apartamento na madrugada desta terça (8)
Pessoas se aglomeram em volta de prédio próximo à avenida Paulista que registrou incêndio em apartamento na madrugada desta terça (8) - Edu Silva/Futura Press/Folhapress
 
Martha Alves
São Paulo

Um incêndio em um apartamento assustou moradores do condomínio Três Marias, na região dos Jardins, área nobre de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (8). O incidente ocorre uma semana após desabamento de um prédio que pegou fogo no centro da capital paulista.

O incêndio nos Jardins começou por volta das 2h em um apartamento no quinto andar do prédio de 18 andares localizado na esquina da rua Haddock Lobo com a avenida Paulista. Ao menos duas pessoas ficaram feridas --essas e uma outra que inalou fumaça foram levadas a hospitais da região.

Fogo em apartamento na região dos Jardins, em São Paulo
Fogo em apartamento na região dos Jardins, em São Paulo - Reprodução

Onze equipes dos Bombeiros foram enviadas ao local para combater o fogo, que foi controlado rapidamente. Segundo a corporação, como os disjuntores estavam desarmados, é possível que um curto-circuito tenha sido a causa do incêndio.

A auxiliar de enfermagem Angélica Soares, 19, que mora em um apartamento com outras duas pessoas no quarto andar do edifício, disse que acordou assustada com gritos: “Fogo, fogo no prédio”.

Quem gritava era o morador de rua Pedro Máximo da Paixão. Ele estava em um barraco em frente ao prédio e disse que foi a sua cachorra, Duquesa, que avisou sobre o incêndio. “A Duquesa começou a latir demais e, como o pessoal reclama, eu fui chamar a cachorra. Vi o o fogo e comecei a gritar pelo nome de uma moradora do prédio e a apertar a campainha na portaria na avenida Paulista."

Cachorra Duquesa começou a latir para avisar sobre incêndio em prédio em SP
Cachorra Duquesa começou a latir para avisar sobre incêndio em prédio em SP - Martha Alves/Folhapress

Segundo Pedro, um operário de uma construção próxima também tentou ajudar e começou a chutar a porta de entrada do prédio, que ficou com os vidros quebrados. “Ele machucou a perna chutando a porta, mas a heroína na verdade foi a Duquesa.”

O advogado Raul Mata, 28, que divide o apartamento com Angélica e outro amigo, falou que viu o reflexo do fogo no vidro de uma loja de departamento em frente ao edifício. A labareda estava no apartamento acima do seu. “Meu pai idoso estava em casa, foi uma correria para ajudá-lo e para pegar o cachorro.”

Um dos porteiros foi o primeiro a avisar o zelador do condomínio, Carlos José Ferreira Santos, que o orientou a desligar a energia do apartamento atingido pelo fogo e a descer os elevadores para o térreo. Em seguida, ele começou a receber inúmeras ligações de outros moradores.

O zelador disse que os moradores começaram a deixar prédio desesperados porque não sabiam o que estava acontecendo. Na correria, uma mulher torceu o joelho. “Tinha gente descendo gritando e crianças chorando”. Segundo ele, para fugir do fogo, um dos moradores passou pela janela do apartamento para outro vizinho. O outro homem não conseguiu e acabou inalando fumaça.

Vídeo: Sebastião Alex de Lima

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.