Descrição de chapéu Obituário Maria Aparecida Milan (1948 - 2018)

Mortes: Atriz, fez o primeiro nu da televisão brasileira em 1975

Maria Aparecida fez peças como 'As Três Irmãs', 'Aurora da Minha Vida' e 'Ópera do Malandro'

Thaiza Pauluze
São Paulo

Nasceu Maria Aparecida numa família de sete irmãos da capital paulista dos anos 1940. Se tornou Cidinha Milan no teatro, cinema e TV —com uma carreira de mais de quatro décadas.

Ainda nova, deixaria para trás o primeiro emprego como professora de escolinha infantil e se mudaria para o Rio em busca de viver da atuação.

Logo seria ela a protagonista do primeiro nu da TV brasileira, na novela Gabriela, em 1975. Interpretava Chiquinha, que era pega na cama com seu amante. O casal, amedrontado, fugia pelado da cidade.

Fora das telinhas, também tinha causo de fuga. Certa vez, ainda aos 20 e poucos, Cidinha e a amiga atriz Analu Prestes tentaram burlar a conta de um hotelzinho na Itália.

As amigas jogaram as malas pela janela do segundo andar. Só que elas se espatifaram no chão, chamando atenção de todos, inclusive do dono da hospedaria. Passaram o resto da viagem amarrando a bagagem estropiada. 

Fã de MPB, bossa nova e Rolling Stones, a atriz fez os longas "Assuntina das Amérikas" e "O Casamento". Mas seu negócio era mesmo o teatro. Entre as principais peças, "As Três Irmãs", "Aurora da Minha Vida" e "Ópera do Malandro", musical de Chico Buarque —seu trabalho preferido.

Há dois anos, foi assistir à nova montagem da peça, em São Paulo. Mas não esperava que seria ela mesma homenageada. Numa das cenas, a personagem Fichinha é perguntada: “Qual o seu nome?”. E a atriz responde: “Cidinha” —era o papel que ela havia interpretado nos anos 1970.

Na TV, a atriz também garantiu notoriedade. Fez a professora Elvira no seriado Sandy & Junior, em 1998, e participou da 13ª temporada de Malhação. 

Nos últimos anos, Cidinha integrou o elenco do quadro “Os Velhinhos se Divertem” do Programa Silvio Santos, no canal SBT, e dava aulas de teatro.

A atriz morreu vítima de câncer em 1º de junho, aos 70 anos, em Jacareí (SP). Deixa quatro irmãos. 


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.