Descrição de chapéu Obituário Paulo Antonio Vieira Marcondes (1932 - 2018)

Mortes: Médico atencioso, atuou por décadas em ações voluntárias

Formado pela 1ª turma de medicina da USP de Ribeirão Preto, clinicou por 50 anos em SP

O médico Paulo Antonio Vieira Marcondes, que clinicou por 50 anos em SP
O médico Paulo Antonio Vieira Marcondes, que clinicou por 50 anos em SP - Arquivo Pessoal
Ricardo Hiar
São Paulo

Há 60 anos Paulo Antonio Vieira Marcondes concluía o curso de medicina no campus da USP em Ribeirão Preto, na primeira turma de médicos formada pela instituição. Apesar de ter herdado a profissão do pai, Dr. Paulo ou Dr. Marcondes, como era chamado pelos conhecidos, amava seu ofício e o realizava com afinco.

Dedicado, manteve por meio século seu consultório no bairro Casa Verde, na zona norte de São Paulo. Também foi diretor do Hospital Menino Jesus e da Maternidade Vila Nova Cachoeirinha. O médico não parou nem mesmo quando se aposentou há dez anos. Procurado pelos antigos pacientes, não negava seus cuidados e orientações.

Para Marcondes, que atuava como clínico geral e pediatra, o atendimento ao paciente era mais do que uma simples avaliação física. Ele gostava de conversar e cuidar da parte emocional, pois dizia que o psicológico era fundamental no processo de recuperação de uma pessoa doente.

Nascido na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, veio ainda criança com os pais para a capital paulista.

Conheceu a jovem Neuza em outubro de 1950, no corrimão dourado do antigo Mappin, no centro de SP. O encontro no famoso ponto de paquera da época acabou em casamento e 68 anos de convivência.

Marido e pai atencioso, Paulo pregava a importância da família e atuou por 45 anos na Escola de Pais do Brasil. Seu objetivo era ajudar outros pais na educação de seus filhos. Também fundou o Movimento Renovação com foco na melhoria dos relacionamentos familiares.

Morreu no dia 7 de agosto, aos 85 anos, em decorrência de problemas pulmonares. Deixa a esposa, quatro filhos e nove netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.