Saiba quem serão os secretários de João Doria no Governo de SP

Sete dos 17 nomes anunciados até o momento são ministros de Michel Temer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Eleito governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou a composição do seu secretariado. O tucano assumirá o cargo em 1º de janeiro, em substituição a Márcio França (PSB), que não conseguiu se reeleger. ​Entre os futuros secretários estão sete atuais ministros de Michel Temer (MDB). Durante a campanha eleitoral, Doria usou a gestão Temer para atacar adversários, especialmente Paulo Skaf (MDB).

Abaixo, veja quem são os escolhidos até o momento.

Fazenda

Henrique Meirelles, o futuro secretário da Fazenda de SP
Henrique Meirelles, o futuro secretário da Fazenda de SP - Daniel Ramalho/AFP

Henrique Meirelles (MDB)

Foi presidente do Banco Central de 2003 a 2010, na gestão presidencial de Lula (PT). Em 2016, assumiu a Fazenda do governo Temer (MDB) –posto que deixou em abril, para concorrer à Presidência. Meirelles também foi presidente do BankBoston.

INVESTE SP

Aloysio Nunes, atual ministro das Relações Exteriores e futuro comandante da Investe SP
Aloysio Nunes, atual ministro das Relações Exteriores e futuro comandante da Investe SP - Reinaldo Canato - 6.set.2018/Folhapress

Aloysio Nunes

Graduou-se em direito na USP (Universidade de São Paulo) e cursou ainda economia política e ciências políticas em universidades da França.

Em 1981, tornou-se procurador. Ingressou na carreira política como deputado estadual. Foi eleito vice-governador, deputado federal por três mandatos e senador. No governo do ex-presidente Fernando Henrique foi ministro da Casa Civil (1999) e titular da pasta da Justiça (2001). Estava à frente do ministério das Relações Exteriores de Michel Temer (MDB) desde março de 2017.

Administração Penitenciária

Nivaldo César Restivo
O coronel Nivaldo César Restivo assumirá a Secretaria de Administração Penitenciária - Secretaria da Segurança Pública de São Paulo

Coronel Nivaldo César Restivo

Foi comandante-geral da Polícia Militar e chefiou a Rota. Também foi chefe de gabinete do atual secretário de Segurança Pública, Magino Alves.

Esportes

Aildo Rodrigues Ferreira (PRB), futuro secretário de Esportes de São Paulo
Aildo Rodrigues Ferreira (PRB), futuro secretário de Esportes de São Paulo - Agência PRB Nacional

Aildo Rodrigues Ferreira (PRB)

Foi chefe de gabinete da Secretaria de Esportes entre 2015 e 2016. Foi demitido pelo governador na época, Geraldo Alckmin (PSDB), após denúncias de que estaria pedindo contribuições partidárias a funcionários comissionados.

Também foi coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo de 2013 a 2015.

Comunicação

Cleber Mata, novo secretário de Comunicação do governo Doria
Cleber Mata, novo secretário de Comunicação do governo Doria - Reprodução/Twitter

Cleber Mata

Ex-assessor de Geraldo Alckmin (PSDB), é formado em jornalismo pela PUC Campinas, com especialização em marketing político pela USP. Mata teve passagens pelo Palácio dos Bandeirantes nos governos de Cláudio Lembo (PSD), José Serra (PSDB), Alberto Goldman (então PSDB) e Alckmin (PSDB), de quem foi coordenador de imprensa.

Casa Militar e Defesa Civil

O futuro chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Walter Nyakas Junior - Assembleia Legislativa de SP

Walter Nyakas Junior

É chefe da assessoria militar do gabinete do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). Formado em em direito, cursou a Academia Militar do Barro Branco e dirigiu a Defesa Civil do estado de São Paulo.

Segurança Pública

General da reserva João Camilo Pires de Campos, futuro secretário de Segurança Pública de São Paulo - Zé Carlos Barretta/Folhapress

​João Camilo Pires de Campos

General da reserva, foi comandante militar da região Sudeste e chefiou o departamento de Educação e Cultura do Exército, no Rio de Janeiro. Também foi professor do Instituto Nacional de Guerra do Equador

Energia, Saneamento e Recursos Hídricos

Marcos Penido, futuro secretário de Energia, Saneamento e Recursos Hídricos de SP - Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Marcos ​Penido

Secretário municipal das Subprefeituras na gestão Bruno Covas (PSDB) em São Paulo, também foi titular da pasta de Serviços e Obras. Ocupou a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana de 2006 a 2010, na gestão Kassab (PSD), e foi diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) de 2011 a 2016.

Relações Internacionais

Júlio Serson assumirá a pasta de Relações Internacionais - Marcus Leoni / Folhapress

Júlio Serson​

Foi secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo nas gestões de João Doria e Bruno Covas (ambos do PSDB). Também esteve à frente da Secretaria de Estado de Esportes e Turismo e atualmente dirige o Centro do Comércio do Estado de São Paulo. Acumulará o cargo de secretário com o de presidente da Investe SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade).

Justiça

Paulo Dimas veste um terno azul e sorri para foto
Paulo Dimas Mascaretti, ex-presidente do TJ-SP e futuro secretário estadual de Justiça de São Paulo - Eduardo Anizelli/Folhapress

Paulo Dimas Mascaretti

É desembargador e foi presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo em 2016 e 2017. Também presidiu a Associação Paulista dos Magistrados entre 2010 e 2011. Atuou ainda no Ministério Público e exerceu o cargo de juiz eleitoral.

Pessoa com Deficiência

Célia Leão (PSDB), deputada estadual e futura secretária da Pessoa com Deficiência de São Paulo - Marcus Leoni/Folhapress

Célia Leão (PSDB)

Deputada estadual em seu sétimo mandado, atualmente preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo. Foi uma das fundadoras do PSDB em Campinas, cidade pela qual foi eleita vereadora em 1988.

Saúde

José Henrique Germann Ferreira, João Doria (PSDB), Gustavo Junqueira e Rodrigo Garcia (DEM)
O futuro secretário de Saúde de SP, José Henrique Germann Ferreira, e o governador eleito, João Doria (PSDB) - Divulgação

José Henrique Germann Ferreira

Médico formado pela USP. Foi diretor-superintendente dos hospitais Albert Einstein e do Sírio Libanês, em São Paulo. Tem mestrado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado em administração hospitalar e saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

Agricultura

Gustavo Diniz Junqueira, futuro secretário de Agricultura de São Paulo - Bruno Poletti-14.jun.16/Folhapress

Gustavo Junqueira

É produtor rural nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Pará. Também é sócio-diretor da Brasilpar Investimentos. Entre 2014 a 2017, presidiu a Sociedade Rural Brasileira.

Casa Civil

O ex-prefeito Gilberto Kassab, que será secretário da Casa Civil de São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

Gilberto Kassab (PSD)

Atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Foi prefeito de São Paulo (2006-2012) e ministro das Cidades (2015-2016) no governo de Dilma Rousseff (PT). Também foi deputado federal (2003-2005).

Em setembro deste ano, Kassab tornou-se réu em ação do Ministério Público do Estado de São Paulo que o acusa de ter recebido via caixa dois no valor de R$ 21 milhões durante a campanha para prefeito em 2008. Doria e Kassab disseram que as acusações não influenciarão o mandato. ​

Educação

O ministro Rossieli Soares da Silva, do MEC, será secretário de Educação de São Paulo - Bruno Santos/ Folhapress

Rossieli Soares da Silva

Ministro da Educação desde abril deste ano. Já foi secretário de educação básica do MEC e secretário de Educação do Estado do Amazonas.

Tema polêmico que ganhou repercussão no período eleitoral, o Escola sem Partido é alvo de divergências entre Rossieli e o futuro governador. Ao passo que Doria se mostra favorável ao projeto, o atual ministro se disse contrário à aprovação da lei.

Cultura e Economia Criativa

Sérgio Sá Leitão, ministro da Cultura, será secretário de João Doria (PSDB) - Gabriel Cabral/Folhapress

Sérgio Sá Leitão

Atual ministro da Cultura e jornalista, foi secretário municipal de Cultura do Rio, na gestão Eduardo Paes (PMDB) e chefe de gabinete do Ministério da Cultura no período em que a pasta foi comandada por Gilberto Gil. Também assumiu a direção da Ancine (Agência Nacional do Cinema) e a RioFilme (2009-2015).

Secretaria de Governo (deixa de existir)

Rodrigo Garcia (DEM-SP), vice-governador eleito de São Paulo - Avener Prado/Folhapress

​Rodrigo Garcia (DEM)

Vice-governador eleito, assumirá as funções da Secretaria de Governo, que será extinta. Foi eleito duas vezes deputado federal por São Paulo. Também foi presidente da Assembleia Legislativa e secretário municipal de Gestão de São Paulo na gestão Kassab. Foi ainda secretário de Estado de Desenvolvimento Social e de Habitação, ambos na gestão Geraldo Alckmin (PSDB).

Transportes Metropolitanos

Atual ministro das Cidades do governo Michel Temer, Alexandre Baldy - Keiny Andrade/Folhapress

Alexandre Baldy

Atual ministro de Cidades, o produtor rural foi secretário estadual de Indústria e Comércio de Goiás (2011 a 2013). Como deputado federal por Goiás, liderou a bancada do Podemos.

Logística e Transporte

O atual secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto - Reinaldo Canato/Folhapress

João Octaviano Machado Neto

Atual secretário municipal de Mobilidade e Transportes, foi presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), secretário-executivo do Programa de Parceria Público Privada da Habitação, presidente da Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo) e secretário municipal de Gestão e de Serviços e Obras.

Habitação

O presidente do Secovi, Flávio Augusto Amary, será secretário de Habitação - Bruno Poletti/Folhapress

Flávio Augusto Amary

É vice-presidente da Câmara Brasileira da Industria da Construção e presidente do Secovi-SP (Sindicato de Habitação).

Desenvolvimento Regional

Marco Vinholi, futuro secretário de Desenvolvimento Regional - Raphael Montanaro /Alesp

Marco Vinholi (PSDB)

Deputado estadual, é coordenador nacional de Empreendedorismo Juvenil no Ministério do Trabalho e Emprego.

Turismo

0
Vinícius Lummertz, atual ministro do Turismo - Alberto Rocha/Folhapress

Vinicius Lummertz

Atual ministro do Turismo do governo Michel Temer (MDB), é cientista político e presidente do Conselho Nacional de Turismo. Foi secretário nacional de políticas de turismo de 2012 a 2015 e presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) de 2015 a 2018.

Desenvolvimento Econômico

Patricia Ellen, cofundadora do movimento Agora - Avner Prado/Folhapress

Patricia Ellen

Membro do conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, é cofundadora do movimento Agora, de renovação política. Também preside a Optum no Brasil (empresa de tecnologia em saúde) e é professora de liderança e inovação digital no Centro de Liderança Pública.

Desenvolvimento Social

Célia Parnes, então presidente da Unibes - Bruno Poletti/Folhapress

Célia Parnes

Foi presidente do UNIBES e implantou o primeiro Centro Dia do Idoso, além de unidades de serviço de assistência social a famílias e instituições de longa permanência para idosos na capital paulista.


SEGUNDO ESCALÃO

Procon

Fernando Capez (PSDB)

Fernando Capez (PSDB), ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, chefiará o Procon no governo Doria - Eduardo Anizelli/ Folhapress

Ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, é formado em direito e já foi promotor do Ministério Público de São Paulo.

Capez foi acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por suposto envolvimento na chamada máfia da merenda. Em junho, o STF trancou a ação penal.

Secretaria-Executiva da Polícia Militar

O deputado e coronel da reserva da PM Alvaro Camilo (PSD), que será secretário-executivo da Polícia Militar - Gabo Morales/Folhapress

Coronel Alvaro Batista Camilo (PSD)

Deputado estadual. Também já foi vereador de São Paulo (2013 a 2015) e comandante-geral da PM (2009 a 2012). Criou o Centro de Inteligência e o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar.

Comando-Geral da Polícia Militar

O coronel Marcelo Vieira Salles, comandante-geral da Polícia Militar de SP - Rafael Hupsel/Folhapress

Coronel Marcelo Vieira Salles

É comandante-geral desde abril de 2018 e vai permanecer no cargo. Atuou em diversas instâncias da PM e é doutor em ciências policiais pelo Centro de Altos Estudos da Polícia Militar.

Secretaria-Executiva da Polícia Civil

Youssef Abou Chahin durante inauguração de delegacia no interior de SP
Youssef Abou Chahin, que será secretário-executivo da Polícia Civil - Guilherme Sanches/ SSP/ Folhapress

Youssef Abou Chahin

Foi delegado-chefe da Polícia Civil de 2015 a 2018. Antes, foi titular de unidades como o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), o Grupo Especial de Reação e o Grupo de Operações Especiais e Antissequestro,

Chefia da Polícia Civil

Ruy Ferraz Fontes, que assumirá o cargo de delegado-geral da Polícia Civil no governo Doria - Divulgação/Polícia Civil

Ruy Ferraz Fontes

Será o delegado-chefe da instituição. Considerado um dos principais especialista na facção criminosa PCC, está na Polícia Civil há 31 anos. Atualmente é diretor da divisão de narcóticos (Denarc). Também foi delegado titular da Delegacia de Roubo a Bancos

Procuradoria-Geral do Estado

 novos integrantes do Governo Doria: Lia Porto como Procuradora Geral do Estado, Bia Doria como Presidente do Conselho do Fundo Social (trabalho voluntário) e Filipe Sabará como Presidente Executivo deste mesmo Fundo
Lia Porto, que será chefe da Procuradoria Grela do Estado - Reprodução/Twitter

Lia Porto

Formou-se em direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem especialização em direito tributário. Foi chefe da Procuradoria Fiscal do Estado e subprocuradora-geral da área tributária na gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Fundo de Desenvolvimento Social

Filipe Sabará, que será presidente-executivo do Fundo Social - Ze Carlos Barretta/Folhapress

Filipe Sabará - presidente-executivo

Foi secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social nas gestões de João Doria e Bruno Covas (ambos do PSDB). Também é fundador e ex-presidente do Instituto ARCAH, organização de promoção e inclusão social de pessoas em situação de rua.

Bia Doria- presidente do conselho do Fundo Social

A futura primeira-dama de São Paulo, Bia Doria - Bruno Poletti/Folhapress

Primeira-dama, é artista plástica. Coordenou campanhas do agasalho e projeto de instalação de praças esportivas em comunidades pobres.

Chefia de Gabinete

Wilson Pedroso, que será chefe de gabinete de João Doria - Marcus Leoni / Folhapress

Wilson Pedroso

Braço direito de Doria, foi chefe de gabinete na prefeitura e prefeito regional de Vila Prudente-Sapopemba na gestão do tucano. Também já foi secretário-executivo da Sabesp e chefe de gabinete da EMTU.

Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)

Patricia Iglecias, à época secretária estadual de Meio Ambiente - Eduardo Anizelli - 08.jun.2016/Folhapress

Patricia Iglecias - presidente

Sócia do escritório Iglecias & Famá Sociedade de Advogados e professora da Faculdade de Direito da USP, foi secretária de estado do Meio Ambiente por São Paulo.

Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)

Benedito Braga, então secretário de Recursos Hídricos de São Paulo - Alan Marques/Folhapress

Benedito Braga - presidente

Professor titular da Escola Politécnica da USP e presidente honorário do Conselho Mundial da Água, foi secretário de estado de Saneamento e Recursos Hídricos (2015 a 2018), e responsável pela realização dos Fóruns Mundiais da Água na França (2012), na Coreia (2015) e no Brasil em Brasília (2018).

Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento do Estado de São Paulo)

Milton Luiz de Melo Santos, então presidente da Nossa Caixa - Eduardo Knapp/Folhapress

Milton Luiz de Melo Santos - presidente

Presidente da Associação Viva o Centro, foi diretor-presidente da Desenvolve SP de 2009 até abril de 2018 e secretário-executivo e chefe de gabinete do Banco Central na gestão de Henrique Meirelles (MDB). Presidiu a Caixa Econômica Federal, Credireal e banco Nossa Caixa SP.

Memorial da América Latina

Jorge Damião, então secretário municipal de Esportes
Jorge Damião, então secretário municipal de Esportes - Marcus Leoni / Folhapress

Jorge Damião - presidente

Foi secretário de Esportes e coordenador de eventos da cidade na Paulistur durante a gestão João Doria na prefeitura. Na gestão José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD) foi secretário adjunto das Prefeituras Regionais e Esportes. Foi membro do conselho gestor do Sesi e diretor de relações institucionais da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura.

Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo

Antônio Claret de Oliveira - presidente

Antônio Claret de Oliveira Claret foi presidente da Infraero (estatal que administra os aeroportos federais) . Ele é formado em engenharia pela Universidade Federal de Lavras e membro do Comite? Regional-Board of Directors da ACI, entidade que representa interesses coletivos dos aeroportos no mundo.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.