Descrição de chapéu Chuvas

Fortes chuvas deixam SP em alerta e causam alagamentos e quedas de árvores

Bombeiros registraram 50 quedas de árvores e 14 pontos de alagamentos na cidade

São Paulo

As fortes chuvas que atingem diferentes pontos da capital paulista desde o início da tarde desta quinta-feira (13) deixaram a cidade em estado de atenção, com pelo menos 14 pontos de alagamentos. Segundo os bombeiros, até as 17h40, houve a queda de ao menos 67 árvores. Como algumas caíram em áreas energizadas, foi preciso interromper o fornecimento de energia elétrica em alguns bairros da cidade.

Também houve queda de granizo na zona leste, em Ermelino Matarazzo, e na zona sul, no Jabaquara. O córrego Ipiranga transbordou na altura da Praça Leonor Kaupa. A situação no local ficou mais crítica entre às 15h34 e às 16h26.

Alagamento em São Paulo
Caminhão e carro ficam presos em alagamento na zona sul de São Paulo - Reprodução

De acordo com Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE), ainda permanecem em estado de atenção para alagamentos pontos das zonas norte, como a marginal Tietê, leste, sul e oeste, incluindo a marginal Pinheiros.

O temporal desta quinta-feira ocorreu devido a áreas de instabilidade formadas pelo forte calor e a alta umidade na atmosfera. Segundo o CGE, há previsão de chuvas de forte intensidade nas próximas horas, com potencial para formação de alagamentos.

A capital paulista ainda registrou ventos acima de 50 km/h nas regiões dos aeroportos do Campo de Marte, na zona norte, e de Congonhas, na zona sul.

A previsão para os próximos dias é de calor e sol, com risco de pancadas de chuva nos finais de tarde. Na sexta (14) os termômetros devem ficar entre 20°C e 33°C. A umidade ficará com baixos índices nos horários mais quentes do dia, o que deve melhorar com as chuvas que caem no fim da tarde e início da noite.


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Fonte: CGE

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.