Descrição de chapéu Obituário Carlos Cortez (1956 - 2018)

Mortes: Cineasta humanista, contava as histórias de SP

Carlos Cortez acreditava nos filmes como ferramenta para transformar o mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Num livro de Plínio Marcos, Carlos Cortez encontrou a história que queria contar. Transformou “Uma reportagem maldita” no filme “Querô”, de 2007, mostrando a vida de um menino abandonado sobrevivendo sozinho na região portuária de Santos. 
 
Para o filme, Cortez queria jovens da região como atores. Buscou por Santos, nos morros,  nos cortiços e nos mangues da cidade 40 adolescentes que poderiam interpretar os meninos em situação de exclusão. 
 
Além do cinema, Cortez queria prepará-los para a vida. Trabalhou um ano em oficinas de atores, mas também de outros temas. A semente do que seria seu Instituto Querô, que há 10 anos, ensina ainda informática e empreendedorismo para jovens carentes da cidade.  

Nascido em São Paulo, o mais velho de três filhos de um casal de comerciantes, Carlos se formou em psicologia social pela PUC. Foi coordenador parlamentar do governo de Franco Montoro e, na Assembleia Legislativa de SP, onde conheceu Débora Ivanov, sua segunda esposa. 
 
Os dois aproveitavam as férias para fazer cursos e aprender mais sobre cinema. Cortez acreditava que os filmes eram uma ferramenta para sensibilizar a sociedade sobre o que acontecia no mundo. Ele se tornou cineasta e ela produtora.
 
Ele realizou filmes sobre a cultura negra em São Paulo, sobre as escolas de samba da capital e a época que cantar na rua dava prisão. Atualmente, trabalhava com a direção da série Unidade Básica, sobre a rotina de uma unidade de saúde na periferia da capital.
 
Cortez morreu no dia 6 de dezembro, depois de uma parada cardíaca, aos 62 anos. Deixou Débora, uma filha e três netos. Em 2019, o primeiro longa do Instituto Querô irá competir nos Estados Unidos. 
 
“Era um humanista, 100% dedicado a construir um mundo melhor, mais justo, mais solidário. Por isso  eu era apaixonada por ele”, conta a esposa.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.