PSDB assume governo de um terço da população do país; PT comandará 15%

Governadores tomam posse nesta terça; três tucanos e quatro petistas assumem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a posse nesta terça-feira (1º) dos governadores João Doria (SP), Eduardo Leite (RS) e Reinaldo Azambuja (MS), o PSDB governará 29% da população brasileira.

Embora tenha saído enfraquecido nas eleições deste ano, com menos governadores eleitos do que em 2014, o partido conquistou estados importantes, como São Paulo, o mais populoso do país, com 45,5 milhões de pessoas. 

Somando as populações de Rio Grande do Sul (11,3 milhões) e Mato Grosso do Sul (2,7 milhões), 59,6 milhões de brasileiros estarão em estados governados pelos tucanos.

O PT aparece na sequência. O partido é o que elegeu mais governadores, quatro no total, mas em estados menos populosos. Tomam posse nesta terça Rui Costa, na Bahia (14,8 milhões de pessoas), Camilo Santana, no Ceará (9 milhões), Wellington Dias, no Piauí (3 milhões), e Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte (3,5 milhões). Isso significa 15% dos brasileiros sob o comando petista.

A partir desta terça-feira, 10% da população brasileira estarão em num estado governado por um partido recém-criado. São, a partir de agora, 21 milhões de pessoas sob o governo Romeu Zema, do partido Novo, em Minas Gerais.

Mesma fatia tem o PSC. Wilson Witzel assume o governo do Rio de Janeiro (17,2 milhões de pessoas) e Wilson Lima, do Amazonas (4,1 milhões de brasileiros).

Outro partido com uma população expressiva sob seu comando é o PSB, com 17,5 milhões de pessoas —a maior parte de Pernambuco (9,5 milhões, com Paulo Câmara, reeleito), além de Paraíba (João Azevêdo) e Espírito Santo (Renato Casagrande) --4 milhões em cada estado. 

Com os governos de Santa Catarina (Comandante Moisés), Roraima (Antonio Denarium) e Rondônia (Coronel Marcos Rocha), o até então nanico PSL, do novo presidente, Jair Bolsonaro, governará 9,4 milhões de brasileiros a partir de janeiro. 

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.