Descrição de chapéu Obituário Neide Sanchez Andrade Carapeto (1938 - 2020)

Mortes: Colheu a admiração ao dedicar-se à educação pública

Neide Sanchez Andrade Carapeto deixou um legado para a educação pública

São Paulo

A honestidade e capacidade de organização da educadora Neide Sanchez Andrade Carapeto chamavam a atenção do filho, o publicitário José Ricardo Andrade Carapeto, 52.

"Minha mãe poderia ser uma executiva de alto escalão, além de professora e diretora de escola", diz.

Neide nasceu em São Paulo. Filha de espanhol e de uma brasileira descendente de italianos, era a caçula e a única mulher de cinco filhos.

Neide Sanchez Andrade Carapeto (1938-2020)
Neide Sanchez Andrade Carapeto (1938-2020) - Arquivo pessoal

Fez o magistério e depois graduou-se em pedagogia no Instituto de Ensino Superior Senador Flaquer, em Santo André (ABC). Na década de 1970, foi uma das poucas mulheres que cursaram pós-graduação na USP.

Neide deixou um legado para a educação pública.

Aos 21 anos, segundo José, já trabalhava na então Escolas Reunidas do Alto do Belém, que viria se tornar anos depois a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Arthur Azevedo.

"A Escolas Reunidas ficava num galpão de madeira com duas salas de aula, uma sala de apoio e banheiros. Quando a chuva forte causava inundação, ela acionava o corpo de bombeiros para tirar as crianças da classe", conta José.

À época, mobilizou a comunidade com o apoio das mães e do então secretário da Educação, e conseguiu aprovar em 1968 a construção da nova edificação junto ao prefeito vigente.

Tornou-se a primeira diretora da Emef Arthur Azevedo e atuou por mais de dez anos na gestão da escola.

"Ela era digna com a vida e as pessoas. Por isso colheu a admiração dos familiares, amigos e colegas de trabalho. Amou o que fez", diz José.

Neide Sanchez Andrade Carapeto morreu dia 6 de março, aos 81 anos, dias após passar por uma cirurgia no intestino. Viúva, deixa dois filhos, duas noras e dois netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.