Descrição de chapéu Coronavírus

Saúde municipal pede intervenção de rede hospitalar após 79 mortos por coronavírus

Segundo prefeitura, Sancta Maggiore, da Prevent Senior, deixou de informar casos de infecção; rede nega e diz que entrará com ação contra a prefeitura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Secretaria da Municipal de Saúde de São Paulo pediu uma intervenção imediata de três hospitais da rede Sancta Maggiore, do grupo Prevent Senior, especializada no atendimento de idosos e que concentra 79 mortes por Covid-19.

O pedido foi encaminhado na última sexta-feira (27) à Secretaria Estadual, que tem competência para fazer a intervenção, mas ainda não há uma resposta.

Na capital há oito unidades com nome Sancta Maggiore e o pedido se refere a três delas, no Paraíso, Pinheiros e Santa Cecília.

Fachada do hospital Sancta Maggiore, do grupo Prevent Senior, unidade Paraíso, alvo de pedido de intervenção pela Secretaria Municipal da Saúde - Rubens Cavallari/Folhapress

Essa rede já foi alvo de ações de fiscalização de equipes da saúde municipal após a confirmação das primeiras mortes em decorrência da contaminação do coronavírus. Segundo o município, a equipe médica do hospital da unidade Paraíso não comunicou esses casos de contaminação, o que fere legislação de combate à infecção de doenças contagiosas.

Após a fiscalização, o município também afirmou haver problemas estruturais nas unidades de saúde, do ponto de vista sanitário. Essa fiscalização pesou para o pedido do município, segundo nota da Secretaria Municipal da Saúde.

O Ministério Público paulista também instaurou um procedimento investigatório criminal para apurar se as equipes médicas realmente deixaram de informar os órgãos de vigilância sanitária, omissão que pode ser punida de seis meses a dois anos de detenção.

Procurada, a Prevent Senior disse, em nota, que repudia a retórica do secretário da Saúde, Edson Aparecido.

“Ameaçar de intervenção só demonstra que a prefeitura tenta faturar com a desgraça do momento atual com a crise do Covid-19 com objetivos políticos e estranhos. Usa de expedientes desonestos, abusivos e inverídicos para ganhar notoriedade e causar pânico”, diz Nelson Wiliams, advogado que representa o grupo, no documento.

A nota continua dizendo que a rede tem cumprido rigorosamente as normas de atendimento prescritas pelo Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial de Saúde) e chama de golpe baixo a ação da cúpula da Saúde Municipal.

“São mentirosas as alegações de que há subnotificações, falta de funcionários e problemas na estruturação do hospital da operadora. A Prevent Senior informa que acionará a prefeitura, judicialmente, pelo descumprimento dos princípios constitucionais e administrativos, pilares do Estado Democrático de Direito.”

A Prevent Senior encaminhou à reportagem laudo da Vigilância Sanitária Estadual que, segundo a rede, atesta as condições favoráveis do hospital do Paraíso, foco principal das mortes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.