Temperatura cai no estado de SP e capital registra madrugada mais fria do ano

Há incerteza se temperatura menor influencia na propagação do coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O frio chegou no estado de São Paulo e, em meio à pandemia do coronavírus, a capital paulista registrou a madrugada mais fria do ano nesta quinta-feira (9).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a mínima foi de 14,5º, por medição na estação meteorológica do Mirante de Santana.

O recorde anterior havia sido de 14,9º no dia 26 de março, segundo o instituto.

Embora os piores efeitos do coronavírus tenham acontecido em países que estavam no inverno, há incerteza se a temperatura influencia na propagação do vírus.

De acordo com o Climatempo, o ar frio de origem polar continua espalhado por todo o estado de São Paulo e a temperatura deve cair mais nesta sexta-feira (10).

Não há expectativa de chuva, mas o litoral paulista continua com muitas nuvens. No fim de semana, volta a chover no litoral, mas Grande SP e interior terão sol.

Os piores efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus, por enquanto, aconteceram durante o inverno relativamente rigoroso de países como a China e a Itália, mas isso não significa necessariamente que, num país tropical como o Brasil, o patógeno terá mais dificuldade de se espalhar enquanto as temperaturas continuarem altas.

A incerteza é grande, em parte, porque existem poucos estudos sobre a relação entre condições ambientais e a capacidade de sobrevivência e transmissão dos coronavírus. A maioria das pesquisas feitas até hoje envolve o vírus da Sars (síndrome respiratória aguda grave), um “primo de primeiro grau” do patógeno causador da atual pandemia que chegou a matar quase 800 pessoas de 2002 a 2003.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.