Descrição de chapéu Coronavírus

Porto Alegre fechará shoppings, comércio de rua e construção civil

Governo do estado flexibiliza bandeira vermelha, que regula capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Sob bandeira vermelha, Porto Alegre agora irá endurecer regras para controlar a pandemia de Covid-19. As novas medidas, como a paralisação da construção civil, indústria e comércio, foram anunciadas pela prefeitura depois de um decreto municipal, do final de semana, que afrouxava as restrições do estado — prefeitos só podem restringir mais e não menos.

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, chegou a dizer que casos de inadequação, como de Porto Alegre, poderiam ser responsabilizados por improbidade administrativa.

Agora, a capital gaúcha permitirá que academias funcionem com apenas um aluno por vez, antes podiam com um aluno a cada 16m². Além disso, a construção civil e indústria deverão parar. Shoppings e comércio de rua também devem ficar fechados, exceto farmácias e mercados. Restaurantes poderão atender no sistema de retirada e tele-entrega.

As regras entram em vigor a partir de quarta-feira (24) para comércio e serviços, quinta (25) para alimentação e sexta (26) para indústria e construção civil.

“Tivemos que adotar uma medida extrema, mais grave. Optamos por retroceder as restrições [para o patamar daquelas] estabelecidas em março com o objetivo, de novo, de achatar a curva de contágio. É uma decisão dura, mas é absolutamente necessária”, disse à *Folha* Bruno Miragem, secretário extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus de Porto Alegre.

Salões de beleza e barbearias, porém, podem seguir em funcionamento seguindo protocolos de higiene.

Enquanto o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) recuou para se adequar com mais rigidez, o governador Eduardo Leite (PSDB) flexibilizou as regras da bandeira vermelha, que agora permite cultos e salões de beleza, por exemplo.

A bandeira vermelha significa que a “capacidade de resposta do sistema de saúde está abaixo do nível de propagação” da Covid-19.

Para não penalizar municípios sob bandeira vermelha sem registro de hospitalização e óbito por Covid-19 nos últimos 14 dias, Leite permitiu que adotem protocolos da bandeira laranja, menos rigorosa. As cidades que se enquadrem nesse critério precisarão adotar um regulamento próprio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.