Descrição de chapéu Obituário Maria Isabel Valentini Saghy (1946 - 2020)

Mortes: Fez história na educação ao impor respeito com amor

Atualmente, Maria Isabel Valentini Saghy trabalhava como orientadora educacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Saber impor autoridade sem ser autoritária era uma das habilidades da professora e orientadora educacional Maria Isabel Valentini Saghy.

A bronca, quando necessária, começava com um olhar que falava por si só. Logo depois, vinha o sorriso encantador, como um bálsamo.

Esse equilíbrio nas emoções também era responsável por Maria Isabel ser querida por alunos, pais e colegas de profissão.

Maria Isabel Valentini Saghy (1946-2020) e o marido Roberto Saghy
Maria Isabel Valentini Saghy (1946-2020) e o marido Roberto Saghy - Arquivo pessoal


Ela viveu para a educação. Só no Colégio Rio Branco, foram 42 anos de dedicação, segundo sua irmã, a aposentada Maria Olívia Valentini Montenegro, 78.

Nascida em São Paulo, Maria Isabel era a caçula de seis irmãos. O mimo excessivo por parte de uma tia, de acordo com Maria Olívia, lhe deu o título de chorona.

“Cada vez que ela chorava, ganhava um risco no friso de uma porta na copa de casa. O fato ficou famoso na família”, lembra Maria Olívia.

Maria Isabel fez magistério. Casou-se aos 21 anos com Roberto Saghy, hoje com 79 anos. Ambos se conheceram na rua onde moravam, no bairro da Luz (centro).

“Meu pai veio da Hungria com a roupa do corpo, foragido da Segunda Guerra. Namoraram cinco anos e ficaram 53 casados”, conta a filha, a professora Cristina Saghy Kassab, 53.

Após o casamento, Maria Isabel cursou psicologia. Ela iniciou na profissão como vice-diretora de uma escola dentro do Clube Regatas do Tietê (zona norte), extinto em 2012, e de lá foi para o Rio Branco, onde lecionou para o ensino fundamental e depois tornou-se orientadora educacional.

O mimo na infância não impediu que Maria Isabel se tornasse uma mulher forte e determinada. Bem-humorada, era dona de uma conversa leve e talentos culinários.

“Ela gostava de cozinhar e reunir a família. Fazia bacalhau como ninguém e toda festa tinha que ter o ‘sorvete delírio’ dela”, diz Cristina.

Maria Isabel Valentini Saghy morreu no dia 23 de setembro, aos 74 anos, de câncer no pulmão. Deixa o esposo, três filhos e cinco netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.