Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Massacre que deixou 12 crianças mortas em escola no Rio completa dez anos

Autor da chacina, ex-aluno de colégio municipal em Realengo, se matou ao ser atingido por policial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Há dez anos, um massacre que resultou na morte de 12 estudantes em um colégio na zona oeste do Rio de Janeiro chocava o país e marcava para sempre a vida de dezenas de crianças. No dia 7 de abril de 2011, Wellington Menezes de Oliveira, 23, abriu fogo contra alunos da escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, onde também estudou, e se matou em seguida.

Entre os mortos, estão dez meninas e dois meninos, com idades entre 12 e 15 anos. Mais de dez crianças ficaram feridas.

Um ano após a chacina, reportagem da Folha mostrou que as vítimas ainda lidavam com o trauma, relatando efeitos como síndrome do pânico, dificuldade de guardar informações, baixo desempenho escolar, depressão e insônia.

Wellington entrou na escola por volta das 8h, dizendo que daria uma palestra. Conversou com algumas pessoas e seguiu em direção a duas salas de aula do 8º ano, onde entrou atirando com dois revólveres.

Durante o tiroteio, um garoto, ferido, conseguiu escapar e avisar a Polícia Militar. O policial Márcio Alexandre Alves atirou contra Wellington e pediu que ele largasse a arma. Em seguida, o criminoso se matou com um tiro na cabeça.

Segundo a polícia, Wellington carregava muita munição e utilizava um colete a prova de balas, além de um cinturão com armamento.

Homenagem às vítimas do massacre na escola Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, no dia seguinte ao atentado - Daniel Marenco/Folhapress

Wellington era descrito como uma pessoa tímida, sem amigos ou namorada(o). Sua mãe já tinha cinco filhos biológicos quando o adotou. Quando ela morreu, o rapaz passou a viver isolado em uma casa em Sepetiba, na zona oeste. Antes do atentado, Wellington quebrou todos os eletrodomésticos do local e pôs fogo no computador.

Em entrevista à Folha após o massacre, um dos irmãos de Wellington contou que a família se preocupava porque ele passava muito tempo no computador. De acordo com esse irmão, o criminoso teve atendimento psicológico, mas abandonou porque não queria mais ir às sessões.

Ele também disse que o atentado desestruturou toda a família, que uma das irmãs teve que abandonar a casa onde vivia no Rio de Janeiro e que alguns sobrinhos deixaram seus empregos.

"Quando ele chegava em casa, era sempre com a boca fechada. Ele conversava pouco com a família, mas não era agressivo. Quando havia festa na casa de minha mãe e todos irmãos estavam lá, Wellington fazia um prato e ia para o quarto dele", afirmou.

Alunos relataram momentos de pânico e desespero durante a chacina. Uma menina chamada Jade afirmou que Wellington atirou nos pés dos estudantes para que eles não fugissem. Também disse que ele mandava as crianças virarem para a parede porque iria atirar. "As crianças pediam 'não atira, não atira, por favor' e ele atirava na cabeça delas."

​No dia do massacre, a então presidente Dilma Rousseff (PT) chorou ao lamentar a morte das crianças. "Não vou fazer um discurso porque hoje nós também temos que lamentar o que aconteceu em Realengo com crianças indefesas. Não era característica do país ocorrer esse tipo de crime", disse, antes de pedir um minuto de silêncio.

O atentado teve repercussão em diversos veículos internacionais, como o New York Times (EUA), The Guardian (Reino Unido), El País (Espanha), CNN (Estados Unidos) e Clarín (Argentina).

As famílias das 12 crianças assassinadas foram indenizadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Os acordos foram fechados em segredo de Justiça, para a proteção dos envolvidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.