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Governo de SP lança projeto de BRT no ABC e promete encurtar viagens

Sistema será feito no lugar do monotrilho e prevê transportar 115 mil passageiros por dia

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São Paulo

O governo de São Paulo apresentou nesta sexta-feira (7) o projeto do BRT (sigla em inglês para sistema de transporte com ônibus rápidos) do ABC Paulista, que vai conectar o terminal São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, às estações Sacomã e Tamanduateí do metrô (linha 2-verde), na capital paulista.

O BRT é um sistema de ônibus que circula por corredores expressos e tem estações de embarque e desembarque rápido de passageiros, com cobrança de passagens fora do veículo. O governo João Doria (PSDB) prevê que os ônibus estejam em operação completa até 2023.

Projeto apresentado do BRT ABC, que vai ligar o metrô de SP ao ABC por ônibus expressos
Projeto apresentado do BRT ABC, que vai ligar o metrô de SP ao ABC por ônibus expressos - Governo de SP/Reprodução

O sistema de ônibus expressos para a região foi proposto depois que o governo Doria desistiu, em 2019, do monotrilho que ligaria a região aos trilhos da capital, a linha 18-bronze.

Controverso, o modelo dos monotrilhos passou a ser mais questionado ainda depois da série de problemas da linha 15-prata, que circula na zona leste, e da linha 17-ouro, que deve ser entregue em 2022, com quase 10 anos de atraso.

No caso do monotrilho que iria para o ABC, pesou também na decisão o custo, de mais de R$ 6 bilhões, contra os R$ 859 milhões do BRT prometido agora.

“Aguardávamos recursos [federais] para uma obra de implantação cujos valores estavam subestimados, cujo processo de fabricação de sistema de trens estava falido. E, conforme nós passamos pela linha 17-ouro, [vemos] uma realidade que ninguém do ABC e de qualquer parte do Brasil teria o desejo de passar novamente”, diz o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, justificando o abandono do projeto do monotrilho.

O governo Doria afirma que o BRT os estudos apontam para uma demanda de 115 mil passageiros por dia, e o sistema terá capacidade para levar 350 mil por dia.

O projeto prevê 82 ônibus elétricos, articulados, com 23 metros cada um. Eles vão circular por 18 quilômetros de via expressa, com 20 paradas e em três terminais.

A empresa Metra vai implantar a linha e explorar a concessão por 25 anos. Segundo o governo, a empresa terá que investir em todo o sistema de transporte da região, além do BRT, e entregará neste mês de maio 60 ônibus para as linhas de ônibus comum.

A empresa é a atual operadora do corredor ABD, importante meio de transporte na região. Em março, decreto publicado pelo governador João Doria estendeu o contrato por 25 anos e deu à companhia a construção e operação do BRT, além das linhas metropolitanas da EMTU da região, sem nova licitação.

Uma ação na Justiça questionou a ampliação do objeto do contrato, mas decisão do juiz Alexandre Marcos Laroca afirmou que não há comprovação de que houve "dano em potencial ao patrimônio público".

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