Maria Homem é a nova colunista de Cotidiano da Folha

Seus textos poderão ser lidos no site e no jornal impresso, às segundas-feiras, a cada duas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A psicanalista e doutora em filosofia Maria Homem é a nova colunista da Folha. A sua estreia será nesta segunda-feira (10). Seus textos serão publicados a cada duas semanas, tanto no site como no jornal impresso, no caderno Cotidiano.

Pesquisadora do Núcleo Diversitas (Núcleo de Estudos da Diversidade) da USP e professora de psicologia da comunicação na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Maria Homem vê a coluna como mais um lugar para trazer suas análises a respeito dos mais diversos temas, como comportamento, cultura, sociedade e política.

"Ter uma coluna é como um grande parênteses que você pode abrir para compartilhar com o outro a sua visão dos mais diversos temas. Ela me convida a olhar as minhas experiências de um lugar que eu possa compartilhar com o outro."

A psicanalista Maria Homem estreia como colunista da Folha nesta segunda(10) - Divulgação

Leitora voraz de jornais desde criança, a psicanalista diz que se identifica com a forma plural da Folha. "O jornal é um lugar vivo, é liberdade, assim como a psicanálise."

Maria Homem diz ainda que tem experimentado um contato maior com o público por meio de seu canal do YouTube e das redes sociais. "O leitor ou espectador comenta a respeito do que publico, devolvendo as impressões dele. Esse é o tipo de conversação que eu adoro."

Maria Homem também é escritora. Entre suas obras, estão "Lupa da Alma", de 2020, que explora o impacto da pandemia em diversas esferas da vida; "No Limiar do Silêncio e da Letra", de 2012, em que media o encontro inusitado entre a maior escritora brasileira, Clarice Lispector, e um dos pilares da psicanálise moderna, Jacques Lacan; e "Coisa de Menina", de 2019, escrito em parceria com seu marido, o também psicanalista Contardo Calligaris —morto em março de 2021— em que debatem gênero, sexualidade, maternidade e feminismo.

A psicanalista ainda é colaboradora do podcast da Folha "Meu Inconsciente Coletivo", que discute neuroses modernas.

"Para mim, escrever essa coluna vai ser como subir em um coreto, em que eu posso ir até lá e tocar o meu instrumento, posso falar sobre o que eu quiser. Será mais um lugar de fala."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.