2022 terá cinco feriados prolongados; veja calendário

Algumas cidades, como São Paulo, adiantaram dias de folga para formar um megaferiado em 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Terminadas as festas de fim de ano, o trabalhador brasileiro volta à rotina nesta semana de olho no calendário.

Serão cinco possíveis feriadões nacionais, a depender da decisão de empresas e, eventualmente, do governo federal.

Algumas cidades brasileiras, como São Paulo, adiantaram dias de folga para formar um megaferiado em 2021 e, assim, tentar frear a disseminação da Covid-19. A gestão Bruno Covas (PSDB), por exemplo, antecipou as folgas referentes ao aniversário da cidade (25 de janeiro), Corpus Christi (16 de junho) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

O decreto que estabelece a mudança na capital paulista não abrangeu, no entanto, todos os setores da economia. Ficaram de fora "unidades de saúde, segurança urbana, assistência social e serviço funerário, além de outras atividades que não possam ser suspensas", segundo o texto.

Caraguatatuba, SP, 30 de dezembro de 2020. Movimentação na praia de Martim de Sá, em Caraguatatuba, no feriado do Réveillon. Praia ficou lotada, apesar das restrições no estado impostas por causa da pandemia do coronavírus. Foto: Reginaldo Pupo/Folhapress
Movimentação na praia de Martim de Sá, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo - Reginaldo Pupo - 30.dez.2020/Folhapress

Infelizmente, a primeira folga nacional dá a nota de como será o ritmo do novo ano. Cai no sábado o feriado de 1º de janeiro, quando é celebrada a confraternização universal.

Quem vive na cidade de São Paulo pode ter, em 25 de janeiro, motivos para comemorar o aniversário do município, já que a data cai em uma terça-feira. Vai depender se a empresa em que trabalha antecipou ou não a folga para 2021.

O Carnaval, ponto facultativo, será em 1º de março, também uma terça-feira. Não se anime, porém, com o feriado prolongado, já que muitas cidades do interior paulista cancelaram a folia oficial. Nada impede, por outro lado, que festas particulares sejam organizadas.

A Paixão de Cristo, também conhecida como Sexta-feira Santa, cai em 15 de abril. Na semana seguinte, 21 de abril, é celebrado o feriado de Tiradentes. Como é uma quinta-feira, possivelmente será um feriado prolongado.

Comemorado em 1º de maio, o Dia do Trabalho em 2022 cairá em um domingo, que já é naturalmente um dia de folga para muita gente.

Em junho, o Corpus Christi será celebrado em 16 de junho, uma quinta-feira, como de costume. Por ser ponto facultativo, é provável que seja um feriado prolongado, dependendo da cidade onde mora.

Em 9 de julho, o estado de São Paulo celebra a Revolução Constitucionalista, feriado paulista. Infelizmente para quem esperava prolongar, no próximo ano a data cairá em um sábado.

Os três feriados seguintes serão em quartas-feiras: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), o que diminui bastante a chance de um feriadão.

A Proclamação da República, ao menos, pode dar o gostinho de uma folga prolongada, já que 15 de novembro será em uma terça-feira em 2022.

Cinco dias depois, os paulistanos e algumas cidades pelo país terão o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), em um domingo. A Prefeitura de São Paulo antecipou a folga para 2021. Neste caso, por ser domingo, pouca gente vai sentir falta do feriado.

E, quando menos esperar, Simone estará novamente avisando que é Natal. A data festiva combina com domingo, não? Pois deu match em 2022.

Feriados nacionais

1º.jan (sábado): Dia da confraternização universal
1º.mar (terça): Carnaval (facultativo)
15.abr (sexta): Paixão de Cristo
21.abr (quinta): Tiradentes
1º.mai (domingo): Dia do Trabalho
16.jun (quinta): Corpus Christi (facultativo) - Prefeitura de São Paulo antecipou para 2021
7.set (quarta): Independência do Brasil
12.out (quarta): Nossa Senhora Aparecida
2.nov (quarta): Finados
15.nov (terça): Proclamação da República
25.dez (domingo): Natal

Feriados em São Paulo

25.jan (terça): Aniversário da cidade - Prefeitura antecipou para 2021
9.jul (sábado): Revolução Constitucionalista
20.nov (domingo): Dia da Consciência Negra - Prefeitura antecipou para 2021

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto dizia que o aniversário de São Paulo (25 de janeiro) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) seriam feriados na capital paulista, mas a Prefeitura de São Paulo antecipou as folgas para 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.