Descrição de chapéu trânsito transporte público

Parte da marginal Tietê interditada após cratera será liberada nesta sexta

Motorista poderá voltar a usar 2 faixas da pista local em trecho ao lado de obra do metrô em São Paulo

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São Paulo

As duas faixas da pista local da marginal Tietê, que ainda estão interditadas por causa da abertura de uma cratera ao lado de uma obra da linha 6-laranja do metrô, serão liberadas nesta sexta-feira (25), segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos.

A liberação para o trânsito, no sentido rodovia Ayrton Senna, está marcada para as 17h, de acordo com a pasta da gestão João Doria (PSDB), depois da recuperação do asfalto no local e da finalização da drenagem da saída de emergência dos túneis da linha 6.

Inicialmente, a previsão da prefeitura era que a pista local permanecesse interditada ao menos até 31 de março.

Pista local da marginal Tietê, interditada após abertura de cratera em obra do metrô, será completamente liberada no fim da tarde desta sexta-feira (25) - Eduardo Knapp - 2.fev.22/Folhapress

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), cerca de 420 mil veículos por dia passam pelo trecho onde ocorreu o acidente na marginal Tietê.

A interdição ocorreu na manha do dia 1º de fevereiro, quando foi detectado um vazamento na tubulação de esgoto, que logo se transformou em um rompimento, levando à abertura de uma cratera. A pista central ficou interditada por 48 horas.

Em um primeiro momento, o buraco tomou conta apenas da primeira faixa da pista local da marginal Tietê. Durante o dia, a cratera aumentou de tamanho e, por volta das 18h, já atingia três faixas da pista local.

O rompimento da tubulação de esgoto ocorreu quando o tatuzão, equipamento responsável pela escavação dos túneis do metrô, passava cerca de três metros abaixo. O esgoto inundou o poço de ventilação da obra e fez ceder parte do asfalto da pista local da marginal, entre as pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó.

Para tentar amenizar os problemas com o trânsito, no dia 7 de fevereiro a prefeitura abriu um desvio e criou uma rota alternativa de 200 metros para os veículos que precisavam passar pelo trecho interditado na pista local. A rota alternativa será desativada segundo a CET.

As obras emergenciais de trânsito começaram após a publicação de um decreto que pede a requisição administrativa de três imóveis para o prolongamento da rua Aquinos, na Água Branca (zona oeste), paralela ao local do acidente.

Na época, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que os imóveis requeridos para o desvio seriam devolvidos aos proprietários quando a pista local fosse liberada ao trânsito.

De acordo com a CET, a rua Cenno Sbrighi terá a mão única mantida até a rua Vladimir Herzog. Equipes da companhia vão monitorar o trânsito no local.

No local do acidente foram instalados nesta quinta-feira cerca de 200 metros de tapumes para evitar que a curiosidade de motoristas cause lentidão no fluxo de veículos. Os governos estadual e municipal não disseram se parte das proteções será mantida.

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos disse que, nos próximos dias, a concessionária Acciona, responsável pela linha 6, fará uma limpeza profunda nos poços e túneis e dará início às análises das condições das tuneladoras.

Com 15 quilômetros de extensão, a linha terá 15 estações e irá ligar a Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, na região central. A expectativa é que sejam transportadas cerca de 630 mil pessoas por dia. Por passar perto de grandes instituições de ensino superior na capital, ficou conhecida como linha universitária.

O governo não informou se há expectativa de quando a obra será retomada e se vai haver atrasos. A previsão é que a linha seja entregue em 2025.

O anúncio da linha 6-laranja do metrô é de 2008, ainda na gestão de José Serra (PSDB) e um ano depois de um desabamento na linha 4-amarela ter aberto uma cratera e matado sete pessoas em Pinheiros.

A promessa inicial para a linha 6 era entregá-la em 2012 para operação, o que não ocorreu.

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