Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Roubo de carro interrompe distribuição de marmita a sem-teto na Grande SP

Projeto Anjos da Noite distribuía 400 refeições a moradores em situação de rua de Suzano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um carro utilizado pela ação social Anjos da Noite para distribuir refeições a pessoas sem-teto em Suzano, na região metropolitana de São Paulo, foi roubado no dia 2 de julho, um sábado. O veículo levava 200 marmitas para o centro da cidade.

Organizadores do projeto, o casal Higor e Andreia Fungacs fez, no dia seguinte ao crime, um boletim de ocorrência no 2° DP (Departamento de Polícia) de Suzano. Até esta quinta-feira (18), mais de um mês após o roubo, ainda não houve resposta das autoridades sobre a investigação.

Entrega de marmita do projeto Anjos da Noite em Suzano (SP)
Entrega de marmita do projeto Anjos da Noite em Suzano (SP) - Arquivo pessoal

A Secretaria de Segurança Pública estadual diz que o caso está sendo investigado e que "diligências estão em andamento em busca de elementos que auxiliem na identificação da autoria". A pasta ainda afirma que a autoridade policial está à disposição das vítimas para prestar os esclarecimentos pertinentes.

Procurada, a polícia não se manifestou sobre o caso.

Higor, 43, diz que o roubo ocorreu por volta das 19h30 e que o veículo, um Fiat Uno 1996, é o único meio de transporte do casal.

Ele e a mulher costumam distribuir 400 refeições por semana —200 às quartas e 200 aos sábados— para moradores em situação de rua no centro da cidade.

"Eu e a minha esposa fomos ao local de distribuição, no centro. Quando chegamos, deixei o carro e fui em direção aos moradores. Minha esposa ficou no carro. De longe, a vi correndo enquanto um estranho entrava [no veículo]. Tentei me aproximar e ele fugiu", declara o coordenador do projeto.

No dia seguinte, domingo, as marmitas foram encontradas a 7 km do local do roubo. Sem sinal do carro. Além do veículo e das refeições a serem distribuídas, foram levados celulares e carteiras.

Desde o crime, que já completou sete semanas, o projeto está parado. Criado há três anos, o Anjos da Noite é financiado pela família Fungacs, que conta, esporadicamente, com doações de amigos próximos.

De acordo com levantamento da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Suzano, atualmente, há cerca de cem pessoas em situação de rua no município.

A esposa de Higor e parceira no projeto, Andreia, 51, é técnica de enfermagem. Após o crime, amigos fizeram uma página para arrecadação de verbas para o casal.

O projeto Anjos da Noite ainda possui parcerias com clínicas de reabilitação de Suzano, e os organizadores afirmam que a entrega de refeições é uma maneira de se aproximar das pessoas e oferecer ajuda.

"Há três anos, deixei meu emprego de orquidólogo [especialista em orquídea] para me dedicar ao projeto, que nasceu no início da pandemia para ajudar tantas pessoas que merecem o mínimo de dignidade. Não vamos parar", diz Higor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.