Mulher que denunciou Brennand diz sentir alívio após prisão: 'Há muitos Thiagos por aí'

Para Alliny Gomes, agredida em academia, detenção pode encorajar outras possíveis vítimas a buscarem a Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A modelo e atriz Alliny Helena Gomes, 37, diz que está "aliviada" e "em segurança" com notícia da prisão de Thiago Brennand, 42, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, nesta quinta (13). Ela foi a primeira a denunciá-lo após ser agredida por ele em uma academia de ginástica na zona oeste de São Paulo, em setembro.

Em depoimento à polícia, Brennand disse ter perdido a cabeça com a modelo porque ela teria ofendido a mãe dele. Por esse caso, o empresário se tornou réu na Justiça paulista por lesão corporal e corrupção de menores —ele teria incentivado o filho adolescente, que presenciou a agressão, a ofender a modelo, segundo os promotores.

Alinny Helena Gomes denunciou Thiago Brennand por agressão em academia de SP
Alinny Helena Gomes, que denunciou Thiago Brennand por agressão em academia de SP - Reprodução/Instagram

Depois de o episódio vir à tona, o Ministério Público começou a investigar outras 11 queixas contra Brennand, desta vez por crimes sexuais. Por um desses casos, ele foi denunciado novamente pela Promotoria nesta sexta (14), sob suspeita de estupro, tortura e cárcere privado, entre outros crimes. A defesa dele não quis comentar.

Em entrevista à Folha antes da notícia da soltura do suspeito, que pagou fiança, Alliny Gomes conta que recebeu áudios de mulheres emocionadas ao receber a notícia de que Brennand havia sido preso. "Tínhamos garantido às outras vítimas que a justiça iria acontecer", diz. "É um alívio, porque vemos que aconteceu a justiça e conseguimos passar segurança para as outras vítimas."

A modelo diz acreditar que a prisão pode motivar outras mulheres que não tiveram coragem de denunciá-lo formalmente. "Se tem 20 falando é porque tem ao menos 200 que não falam", afirma. "É importante que as pessoas entendam a importância de correr atrás da justiça, porque o número de vítimas é muito grande."

Para ela, a prisão de Brennand pode ainda servir de alerta para outros possíveis agressores. "Tem muitos Thiagos por aí", diz. "Ao ver que a justiça está aí e que ela acontece, acho que esses outros agressores vão tomar mais cuidado antes de agredir uma mulher."


Vídeo: Agressão de Brennand contra a modelo em academia de SP


A antiga defesa de Brennand no caso da agressão afirmou que ele compareceu espontaneamente para prestar esclarecimentos às autoridades e disse que os vídeos mostram que as agressões verbais foram iniciadas por Alliny Gomes.

Nesta sexta-feira, a reportagem procurou Ricardo Sayeg, advogado que agora representa Brennand. Porém, seu escritório informou que não tem "nada a declarar" a respeito do caso.

O empresário viajou para Dubai no último dia 4 de setembro, horas antes de a denúncia ser formalizada e de os promotores pedirem a apreensão do passaporte dele. Na época, a Justiça determinou que Brennand retornasse num período de dez dias ao Brasil, o que não foi cumprido.

A maior parte da lista de vítimas foi encaminhada ao Ministério Público pelo escritório de advocacia Janjacomo e por representantes do projeto Justiceiras, que trabalham juntos neste caso.

De acordo com o advogado Marcio Janjacomo Júnior, cinco novas denúncias foram encaminhadas à Promotoria de Porto Feliz nesta sexta-feira. Segundo ele, mulheres acusam Thiago Brennand de crimes que envolvem estupro, perseguição, ofensa e difamação e ocorreram entre 2019 e 2022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.