Prefeitura abre inscrições para blocos de Carnaval de 2023 em São Paulo

Interessados têm até o dia 20 deste mês para registrar pedido em site da administração municipal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo abriu nesta terça-feira (1º) inscrições para blocos, bandas e cordões para o Carnaval de 2023. Elas podem ser realizadas até o próximo dia 20 pelo site oficial carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br.

O pré-Carnaval ocorre no fim de semana dos dias 11 e 12 de fevereiro. Já o Carnaval está marcado para o feriado entre os dias 18 a 21 de fevereiro, já o pós acontece em 25 e 26 de fevereiro. Antes de realizar o cadastro, os organizadores dos blocos têm acesso ao guia de tegras atualizado, documento oficial com diretrizes para os desfiles.

Público acompanha apresentação do Bloco da Anitta na avenida Pedro Álvares Cabral, na região do parque Ibirapuera, na zona sul de SP, em 2020
Público acompanha apresentação do Bloco da Anitta na avenida Pedro Álvares Cabral, na região do parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, em 2020 - Eduardo Knapp - 1º.mar.2020/Folhapress

Segundo a prefeitura, após o processo de inscrição, os órgãos municipais relacionados com o planejamento operacional do evento serão acionados para análise e estudos técnicos necessários. "A autorização definitiva do evento está sujeita à avaliação e permissão das autoridades sanitárias responsáveis", diz a prefeitura.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, o último Carnaval de rua oficial de São Paulo foi em 2020. A expectativa é que a festa em 2023 marque o retorno dos blocos com estrutura oferecida pela gestão municipal. No feriado de 2021, o país passou pelo pior período da crise sanitária e, por isso, não foram realizadas festas oficiais e autorizadas.

No início deste ano, a gestão de Ricardo Nunes (MDB) decidiu cancelar o Carnaval de rua. A medida aconteceu devido ao aumento de casos de coronavírus causados pela variante ômicron e ao surto de influenza. Houve uma expectativa de que blocos recebessem apoio da Prefeitura de São Paulo para sair nas ruas durante o feriado de Tiradentes, porém isso não ocorreu. Mesmo sem apoio, ao menos 50 blocos saíram pela capital.

Após intensas discussões, a gestão municipal sugeriu realizar as festas em julho, mas isso não ocorreu porque a prefeitura disse que houve falta de empresas interessadas em patrocinar a festa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.