Descrição de chapéu Folhajus

Justiça solta mulheres suspeitas da morte de ambientalista na represa Billings

Adolfo Souza Duarte, o Ferrugem, foi morto em agosto de 2022; dois homens continuam presos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Justiça paulista decidiu soltar duas mulheres que haviam sido presas por suspeita de participação na morte do ambientalista Adolfo Souza Duarte, conhecido como Ferrugem. A decisão foi publicada nesta terça-feira (6).

A juíza Isabel Begalli Rodriguez entendeu que não havia mais necessidade de manter a prisão preventiva de Mikaelly da Silva Souza Moreno e de Katielle Souza Santos.

Procurado pela reportagem, o escritório de advocacia responsável pela defesa delas disse que não concede entrevistas.

Adolfo Duarte, 41, conhecido como Ferrugem, idealizador do projeto Meninos da Billings
Adolfo Duarte, morto aos 41, conhecido como Ferrugem, foi idealizador do projeto Meninos da Billings - Variart Fotografia/Divulgação

Na sua decisão, Rodriguez afirmou que as duas mulheres colaboraram com as investigações e se apresentaram espontaneamente à delegacia em todas as ocasiões em que foram chamadas.

Ainda segundo a juíza, Moreno e Santos relataram em depoimento que chegaram a se esconder em razão de ameaças recebidas da população, e não a fim de escapar da aplicação da lei.

Soltas, elas devem comparecer mensalmente à Justiça para justificar suas atividades, manter endereço atualizado e se manter em casa durante o período noturno e nas folgas.

Foram mantidas as prisões de Vithorio Alax Silva Santos e Mauricius da Silva.

Duarte morreu no dia 1° de agosto na represa Billings, na zona sul de São Paulo.

Laudo do IML (Instituto Médico-Legal) apontou que ele foi vítima de asfixia mecânica, sem sinal de afogamento. Há a possibilidade, de acordo com o laudo, de que tenha sido aplicada uma gravata nele, conforme lesões observadas no pescoço e no tórax.

No dia do crime, o ambientalista estava acompanhado dos quatro jovens. Eles fizeram um passeio noturno pela represa. Em depoimentos à Polícia Civil, o quarteto manteve a versão de que Duarte caiu da embarcação após um solavanco e negou que tenha havido alguma briga.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.