Descrição de chapéu Interior de São Paulo

'Tínhamos esperança, mas ela se foi', diz pai de suposta vítima de febre maculosa

Corpo da adolescente Erissa Santana, 16, está sendo velado por amigos e familiares em Campinas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

O velório da adolescente Erissa Santana, 16, suspeita de ter contraído febre maculosa, começou às 13h no Cemitério Parque das Flores, em Campinas (a 93 km de São Paulo) nesta quarta-feira (14). Ela é uma das quatro pessoas que morreram nos últimos cinco dias após participarem de uma mesma festa no interior paulista.

Nesta terça-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que a febre maculosa provocou a morte do piloto e empresário Douglas Pereira Costa, 42, e de uma mulher de 28 anos.

As vítimas estiveram em uma festa no distrito de Joaquim Egídio, área rural ao leste da cidade, no último dia 27.

Entrada do Cemitério Parque das Flores, em Campinas (93 km de São Paulo), onde é realizado do velório da adolescente Erissa Santana, 16, suspeita de ter contraído febre maculosa nesta quarta (14)
Entrada do Cemitério Parque das Flores, em Campinas (93 km de São Paulo), onde é realizado do velório da adolescente Erissa Santana, 16, suspeita de ter contraído febre maculosa nesta quarta (14) - Luis Eduardo de Sousa/Folhapress

O pai de Erissa, Ednaldo Santana, disse à Folha que o quadro da filha se agravou rápido, e a morte foi repentina. "Foi tudo muito rápido, ela foi internada e foi piorando. Ontem, ainda tínhamos esperança, mas ela se foi."

Ednaldo chegou a fazer uma publicação no Facebook durante a madrugada pedindo orações para a filha.

No começo da tarde desta quarta, dezenas de amigos, familiares e funcionários da empresa do pai compareceram para se despedir de Erissa. Alguns ficaram emocionados no início do velório e precisaram de apoio dos demais.

O pai da adolescente possui uma empresa que presta serviços de saúde a grandes eventos, com ambulâncias e brigadistas.

Ele, a filha e a esposa não participavam da festa, mas foram até o local onde o evento acontecia, na Fazenda Santa Margarida, para levar uma bolsa de medicamentos, material que seria usado para trabalho.

"A filha e a esposa, como de costume, sempre o acompanhavam durante a noite. Lá [no evento], eles permaneceram por volta de uns 30 minutos, ficando apenas no ambulatório, já que a menina era menor de idade. Em seguida, foram embora", contou Jeferson Vieira, funcionário da empresa.

Diversos brigadistas e duas ambulâncias marcaram o apoio dos colaboradores à família.
O acesso da imprensa foi restringido pelos colegas do pai.

A família também pediu à administração do cemitério para que nenhum detalhe além do que foi passado fosse enviado. De acordo com a administração, o enterro acontecerá às 16h.

A adolescente de 16 anos foi hospitalizada na última sexta (9) em Campinas.

O caso dela inicialmente havia sido notificado à Vigilância em Saúde como suspeito para febre maculosa, dengue, leptospirose ou meningite. Só nesta terça, depois da repercussão dos demais casos, sua família mencionou a presença da jovem no evento. A causa exata da morte deve ser apontada por exame do Instituto Adolfo Lutz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.