Sistema do Bilhete Único falha e bloqueia 40 mil cartões em SP; saiba como fazer a troca

Entre os bilhetes afetados, estão cartões que utilizam as modalidades de crédito comum, estudante, vale transporte e idoso 60-64

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma falha técnica bloqueou cerca de 40 mil cartões do Bilhete Único em São Paulo. Segundo nota da SPTrans —empresa que gerencia o sistema público de ônibus do município— os usuários estão sendo bloqueados nas catracas dos ônibus desde a noite de sexta-feira (30).

Entre os bilhetes afetados, estão os que utilizam as modalidades de crédito comum, estudante, vale transporte e idoso 60-64. O munícipe pode consultar a situação do seu cartão aqui.

A troca é gratuita, de acordo com a SPTrans. Para isso, o usuário deverá comparecer a um posto de atendimento da SPTrans munido de documento original com foto. Caso ele tenha sido afetado pela falha, será emitida a segunda via sem custos. Os créditos dos passageiros serão restituídos nos novos cartões em até 72 horas.

Os endereços dos postos de atendimento da SPTrans podem ser encontrados aqui. O horário de funcionamento é das 6h às 22h.

Estações de carga do Bilhete Único na estação do Metrô Fradique Coutinho, na zona oeste de São Paulo
Estações de carga do Bilhete Único na estação do Metrô Fradique Coutinho, na zona oeste de São Paulo - Rivaldo Gomes - 8.out.19/Folhapress

CPTM e Metrô —inclusive a ViaMobilidade (operadora das linhas 5-Lilás do Metrô, 8-Diamante e 9-Esperalda, ambas da CPTM) e a ViaQuatro (4 - Amarela do Metrô)— foram orientados a liberarem o embarque dos passageiros que apresentarem o Bilhete Único com falha.

"Desde que a questão foi constatada, as equipes técnicas da SPTrans trabalham para reduzir a abrangência ao menor número de cartões possível e, paralelamente, para atender todos os usuários cujos cartões foram bloqueados. A SPTrans já solicitou reforço no atendimento dos postos de toda a cidade", afirmou em nota.

A SPTrans descartou a possibilidade de ataque hacker.

Nas redes sociais, muitos usuários ficaram sabendo do problema justamente quando foram passar na catraca do coletivo, sendo pegos de surpresa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.