Uma falha técnica bloqueou cerca de 40 mil cartões do Bilhete Único em São Paulo. Segundo nota da SPTrans —empresa que gerencia o sistema público de ônibus do município— os usuários estão sendo bloqueados nas catracas dos ônibus desde a noite de sexta-feira (30).
Entre os bilhetes afetados, estão os que utilizam as modalidades de crédito comum, estudante, vale transporte e idoso 60-64. O munícipe pode consultar a situação do seu cartão aqui.
A troca é gratuita, de acordo com a SPTrans. Para isso, o usuário deverá comparecer a um posto de atendimento da SPTrans munido de documento original com foto. Caso ele tenha sido afetado pela falha, será emitida a segunda via sem custos. Os créditos dos passageiros serão restituídos nos novos cartões em até 72 horas.
Os endereços dos postos de atendimento da SPTrans podem ser encontrados aqui. O horário de funcionamento é das 6h às 22h.
CPTM e Metrô —inclusive a ViaMobilidade (operadora das linhas 5-Lilás do Metrô, 8-Diamante e 9-Esperalda, ambas da CPTM) e a ViaQuatro (4 - Amarela do Metrô)— foram orientados a liberarem o embarque dos passageiros que apresentarem o Bilhete Único com falha.
"Desde que a questão foi constatada, as equipes técnicas da SPTrans trabalham para reduzir a abrangência ao menor número de cartões possível e, paralelamente, para atender todos os usuários cujos cartões foram bloqueados. A SPTrans já solicitou reforço no atendimento dos postos de toda a cidade", afirmou em nota.
A SPTrans descartou a possibilidade de ataque hacker.
Nas redes sociais, muitos usuários ficaram sabendo do problema justamente quando foram passar na catraca do coletivo, sendo pegos de surpresa.
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