Descrição de chapéu Censo 2022

Mais da metade dos indígenas brasileiros vive na Amazônia Legal, segundo Censo

Quase 870 mil indígenas estão na região, composta por nove estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais da metade da população indígena do Brasil está no território da Amazônia Legal, que abrange nove estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

De acordo com o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 867.919 indígenas habitam essa região, reconhecida pela importância ambiental e marcada por disputas fundiárias.

O número representa 51% dos 1,7 milhão de indígenas do país.

Mulheres Waurá preparam polvilho para a produção de beiju na aldeia Piyulewene, na Terra Indígena do Xingu. - Lalo de Almeida - 28.jul.2022/Folhapress

A maior parte dessa população vive no estado do Amazonas –ao todo, 490.854 pessoas ou 56% dos indígenas da região. Ainda fazem parte da Amazônia Legal o Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

O território tem 5 milhões de quilômetros quadrados e concentra cerca de 98% da extensão das 573 TIs (terras indígenas) reconhecidas pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). Durante o Censo, foram recenseados 403.287 indígenas em áreas demarcadas na Amazônia Legal, o que representa 65% da população indígena residindo em TIs de todo o país.

A pesquisa do IBGE considerou como TI as áreas com demarcação autorizada pelo Ministério da Justiça, as homologadas e as já regularizadas. Territórios com processo demarcatório em estudo ou delimitados pela Funai mas ainda em análise foram consideradas como localidades indígenas.

As áreas demarcadas mais populosas ficam na região, como a TI Yanomami (AM e RR), com 27 mil pessoas, e TI Raposa Serra do Sol (RR), com 26 mil –nas duas áreas, mais de 99% da população recenseada era indígena. Em meio à floresta densa do bioma amazônico, há ainda dezenas de povos isolados ou de recente contato.

Segundo o IBGE, no entanto, a maioria dos indígenas do território vive fora de TIs –aproximadamente 53,5%. Estes estão distribuídos em diferentes localidades indígenas ainda não reconhecidas, mas também em meio rural e urbano– só em Manaus são quase 72 mil pessoas.

Ainda assim, a presença de população indígena em territórios oficialmente delimitados na Amazônia Legal é superior ao quadro nacional– os percentuais são de 46,5% e 36,7%, respectivamente.

A delimitação da Amazônia Legal foi estabelecida em 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dessa parte do país, à época ainda isolada economicamente. Hoje, a região tem área correspondente a quase 60% do território brasileiro

"Essa foi a última área do país a ser colonizada e passar por um processo de expansão das fronteiras agrícolas. Ainda há várias disputas de território que até hoje afetam essas populações", explica Tiago Moreira, antropólogo e pesquisador do ISA (Instituto Socioambiental).

Segundo o pesquisador, mesmo com a homologação de terras, ainda há muitos povos indígenas ameaçados por disputas fundiárias. Ele cita como exemplo a TI Apyterewa, no sul do Pará. Margeada pelo rio Xingu, a terra foi homologada em 2007, mas até hoje sofre com invasões e se tornou o território mais desmatado do Brasil.

O processo se acentuou a partir da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, de acordo com o Moreira. "Essas grandes obras sempre geram pressão fundiária. Tem o crescimento populacional por causa das pessoas que vão para trabalhar. Depois tem um monte de gente que fica sem o que fazer, mas precisa morar, viver, e muitas vezes essa mão de obra acaba migrando para atividades ilegais", disse.

POPULAÇÃO INDÍGENA POR ESTADO

De acordo com o IBGE, o Brasil tem 1.693.535 pessoas indígenas espalhadas por todo o território nacional. A maior concentração está no norte do país, sendo que o Amazonas é o estado que concentra o maior contingente: 490.854 pessoas, ou 61% do total.

Em seguida vêm Bahia, com 229 mil pessoas indígenas, Mato Grosso do Sul, com 116 mil e Pernambuco, com 106 mil.

A quinta maior população indígena entre as unidades da federação está em Roraima, estado que concentra três grandes TIs: Yanomami (dividida com o Amazonas), Raposa Serra do Sol e São Marcos. Dos 97 mil indígenas recenseados, 71 mil vivem em áreas demarcadas.

Nas outras 22 unidades da federação, o Censo contabilizou 653.257 pessoas indígenas. A menor população está em Sergipe, onde vivem 4,7 mil indígenas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.