Descrição de chapéu Obituário Maria de Lourdes Melo Vellame (1942 - 2023)

Mortes: Militante durante a ditadura militar, inspirou Caetano Veloso

Mãe amorosa, Maria de Lourdes Melo Vellame lutou pela democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Maria de Lourdes Melo Vellame nasceu em 23 de março de 1942 na praia de São Tomé de Paripe, em Salvador (BA). Filha de Manoel de Oliveira Melo e Mercedes Rêgo Melo, ela tinha mais sete irmãos: Lita, Tereza, Nena, Ceicinha, Mário, Lucia e Margarida.

Quando ainda estava no colégio, começou a se dedicar a sua primeira missão: a militância política. E não parou mais.

Na faculdade de filosofia, numa época em que poucas mulheres buscavam nível universitário, Lurdinha, como era conhecida, filiou-se ao PCB (Partido Comunista Brasileiro) e inspirou Caetano Veloso, seu colega de curso, na sua primeira composição impressa num vinil, em 1965: "Samba em Paz", dedicada a ela na capa e depois gravada por Elis Regina.

Maria de Lourdes Melo Vellame (1942 - 2023)
Maria de Lourdes Melo Vellame (1942 - 2023) - Arquivo pessoal

Em 2012, Caetano dedicou outra música à amiga: "O comunista", sobre Carlos Marighella.

Na trilha de Marighella, Lurdinha deixou o partido pela luta armada em São Paulo. Na ALN (Aliança Libertadora Nacional) rodou o mundo clandestinamente no período da Guerra Fria. Na guerrilha em Cuba, encontrou uma sociedade que passaria a ser seu modelo.

Durante os anos de chumbo, ela foi presa e torturada por cerca de dois meses. O delegado Fleury Paranhos anunciou a prisão de Lurdinha em reportagem de capa da revista Veja e declarou que ela "era a pessoa mais corajosa que ele havia conhecido".

Lurdinha sobreviveu ao Dops (Departamento de Ordem Política e Social), e depois de deixar a prisão, em opção radical pelo anonimato, engajou-se em sua segunda missão: criar os filhos: Lucas, Julio e Raul. Filhos do artista plástico Humberto Vellame Miranda.

Mãe amorosa, ela cantava "A Noite do Meu Bem", de Dolores Duran, e "Guantanamera", de José Fernández Diaz, para os filhos dormirem.

"Eu sempre disse aos amigos, brincando, que fomos criados 'no rigor do Marxismo-Leninismo'. Brincadeira, claro, rigor nunca rolou muito lá em casa. A casa de dona Lourdes era de portas abertas a tudo o que os reacionários e pequeno-burgueses torciam o nariz", conta o filho Julio Vellame.

Era uma avó apaixonada pelos netos Rodrigo (de Janaína e Lucas) e Maria Luiza (de Maria Helena e Julio).

Talvez também para ajudar a criar melhor os filhos, ela se engajou em sua terceira e última missão: dedicação à Igreja Messiânica.

"Não há palavras para expressar o quanto sentimos sua partida. Fica para todos nós, herdeiros desse matriarcado, a missão de sermos pessoas de valor para que as lutas dela não tenham sido em vão", diz Julio. "Rogo aos antepassados, a Deus e a Meishu-Sama que guiem o espírito de minha mãe num caminho de luz."

Lurdinha morreu no dia 3 de dezembro, aos 81 anos, em sua casa em Lauro de Freitas (BA), onde vivia com o filho Raul. Ela deixa os três filhos e os dois netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.