Descrição de chapéu Obituário Leonor Lastenia Mayer Villanueva Troster (1926 - 2023)

Mortes: Nascida na Argentina, soube se adaptar à vida no Brasil

Leonor Lastenia Mayer Villanueva Troster amava a natureza e declamar poesias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nascida em Entre Ríos, na Argentina, em 10 de setembro de 1926, Leonor Lastenia Mayer Villanueva Troster morou depois em Mendoza e se mudou ainda jovem para Buenos Aires com a família, onde se graduou em direito na mesma época em que conheceu o futuro marido, Joseph Ignacio Troster.

Da união, nasceram quatro filhos, três deles na capital argentina, antes de decidirem se mudar para o Brasil, quando ela tinha 30 anos. A família morou em São Paulo, Piracaia (SP) e Inocência (MS) antes de se fixar nos últimos 20 anos em Cotia, na região metropolitana de São Paulo.

Em todas essas mudanças, Leonor demonstrou uma de suas grandes virtudes: a facilidade de adaptação, como destaca o filho Roberto Luis Troster: "Apesar de ser gringa e não falar português muito bem, ela sabia ouvir e se adaptar. Em todos os lugares onde morou ela soube se adaptar."

Leonor Lastenia Mayer Villanueva Troster (1926 - 2023)
Leonor Lastenia Mayer Villanueva Troster (1926 - 2023) - Arquivo pessoal

Apesar de formada em direito, ela nunca trabalhou na área. Mas usava seu conhecimento para ajudar a família no que pudesse. "Ela tinha um sentido de justiça aguçado. Era uma pessoa generosa e ajudava muito a muitos", conta Roberto.

Ela sempre incentivou os filhos a estudar. Tanto que os quatro também fizeram faculdade: Roberto se tornou economista, Eduardo, médico, Patrícia, arquiteta, e a caçula Cláudia, que nasceu em Piracaia, fez matemática.

Uma de suas paixões era pela natureza. Sua casa em Cotia vivia cheia de plantas e ela sempre ganhava mudas de presente, aumentando seu jardim particular. Esse amor acabou influenciando os filhos.

No dia a dia, Leonor gostava de passear, fosse de carro, de bicicleta, a cavalo, de avião ou de navio. Sempre que tinha uma oportunidade, ela aproveitava.

E o que ela nunca rejeitava era um asado de molleja, um churrasco típico argentino feito com o timo do boi, uma glândula responsável pelo sistema imunológico do animal.

"A molleja é uma glândula da vaca que aqui no Brasil é jogada fora, mas na Argentina é supersofisticada, muito apreciada. Eu já tinha comprado para comer com ela, mas não deu tempo", conta Roberto.

Leonor também gostava de escutar músicas e de poesias. Nos últimos anos, apesar de estar com problemas de memória e esquecer muitas coisas, ela costumava declamar poesias inteiras, lembra o filho.

"Eduardo definiu bem como ela estava: era como uma vela que estava se apagando. Aos poucos, foi perdendo a mobilidade e nos últimos meses só ficava na cama, não conseguia levantar mais", conta Roberto, destacando que a mãe era muito forte e sempre enfrentava os problemas. "Ela não era de reclamar."

Leonor morreu no dia 31 de outubro, aos 97 anos. Viúva, ela deixa 4 filhos, 10 netos e 5 bisnetos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.