Descrição de chapéu Alalaô DeltaFolha

Buscador de blocos: veja os dias, horários e locais das atrações de rua em São Paulo, Rio e BH

Ferramenta da Folha reúne dados de 1.320 desfiles nas capitais de 2 a 18 de fevereiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha lança nesta quarta-feira (31) o buscador de blocos de Carnaval das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para os festejos de 2024.

A ferramenta apresenta dias, horários e locais de 1.320 desfiles. É possível filtrar por bairro, ordenar segundo a distância e criar uma lista de favoritos para organizar o roteiro da festa.

O cronograma abrange o período de 2 a 18 de fevereiro. A programação é divulgada pelas prefeituras e está sujeita a alterações.

Ilustração representa pessoas fantasiadas para bloco de carnaval
Catarina Pignato

Os dados de Belo Horizonte são uma novidade do buscador neste ano. A estimativa da administração municipal é que 5,5 milhões de foliões participem da festa na capital mineira —número superior à previsão no Rio, de 5 milhões. Em São Paulo, a expectativa é de 15 milhões.

Neste fim de semana de aquecimento (3 e 4 de fevereiro), sairão pelas ruas da capital paulista 188 cortejos. A agenda belo-horizontina terá 97 opções, e a carioca, 87.

A maior concentração da oferta no pré-Carnaval é uma peculiaridade de São Paulo. Para comparação, o município terá 228 atrações durante todo o período entre a sexta (9) e a terça-feira (13), data oficial do feriado.

No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, a programação será mais agitada na semana que vem. As duas cidades também terão algumas opções de blocos na Quarta-Feira de Cinzas (14), diferentemente da capital paulista.

Os foliões de Belo Horizonte são os que precisarão acordar mais cedo, já que 104 cortejos (26%) começam antes das 11h na capital mineira. Um dos mais famosos, o "Então, Brilha!" reuniu 400 mil pessoas no ano passado, segundo os organizadores, e está novamente marcado para as 5h, como de costume.

Em comum, os três municípios apresentam grande prevalência dos desfiles nos bairros centrais e turísticos, em contraste à baixa variedade de atrações disponíveis para os moradores de suas zonas mais populosas.

No caso de São Paulo, as cinco subprefeituras com mais habitantes (Campo Limpo, Capela do Socorro, M'Boi Mirim, Itaquera e Penha) concentram um quarto da população e terão 49 desfiles ao todo. Enquanto isso, 134 agremiações irão se apresentar apenas na região da Sé, no centro da cidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.