Descrição de chapéu drogas

PF prende policial civil de SP suspeito de cobrar propina de doleiros

Dois agentes são investigados por supostamente receberem vantagens de acusados de envolvimento com tráfico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão, na manhã desta quinta-feira (18), contra um policial civil de São Paulo, suspeito de cobrar propina de doleiros denunciados na Operação Bahamut, que investiga tráfico de drogas para a Europa.

De acordo com a PF, um outro policial civil paulista também é investigado.

Dois mandados de busca também foram cumpridos em endereços ligados aos agentes da polícia paulista na cidade de São Paulo.

Policial Federal mulher de costas na frente de uma viatura da PF
Agente da Polícia Federal; PF investiga policiais civis de São Paulo, suspeitos de cobrar propina de doleiros - Divulgação/Polícia Federal

A investigação, afirma a Polícia Federal, aponta que os dois policiais civis solicitaram e receberam vantagem indevida dos principais alvos da Operação Bahamut para deixar de investigar os crimes praticados pelos doleiros, em especial de lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou que a Corregedoria da Polícia Civil prestou apoio à operação da Polícia Federal, mas que não daria mais detalhes para não interferir nas investigações realizadas pela PF.

A Operação Bahamut, deflagrada em julho de 2023, investigou dois grupos criminosos que movimentaram mais de R$ 2 bilhões nos últimos seis anos, oriundos do tráfico internacional de drogas do Brasil para a Europa por meio de navios.

Até o momento, segundo a PF, nove pessoas foram presas durante a operação.

"Os investigados poderão responder pelo crime de corrupção passiva, cuja pena pode alcançar 12 anos de prisão", diz a corporação, em nota.

Na véspera, em uma ação da polícia de São Paulo contra agentes federais, um policial rodoviário federal foi preso transportando 326 tijolos de cocaína e crack.

O policial e um outro homem foram presos em flagrante no município de Assis (a 428 km de São Paulo), por equipes da Polícia Militar.

Segundo a PM paulista, os dois estavam dentro de uma picape Hylux, que era transportada por um caminhão guincho, na rodovia Raposo Tavares (SP-270).

A PRF afirmou que instaurou processo administrativo disciplinar que poderá levar à demissão policial, que já está afastado de suas funções.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.