Polícia investiga se vazamento de gás que matou mãe e filhas em Vacaria (RS) foi acidental

Um gerador de energia a gasolina teria causado a tragédia; duas crianças e um homem estão entubados, em estado grave

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Polícia Civil investiga se um gerador de energia movido a gasolina foi a origem do vazamento de gás que deixou quatro pessoas mortas e três em estado grave, neste domingo (10). As vítimas, todas da mesma família, estavam dentro da casa em que moravam no bairro Vitória, em Vacaria, na Serra do Rio Grande do Sul.

O delegado Anderson Silveira de Lima disse à Folha que a apuração preliminar indica que a tragédia tenha sido acidental. "As próprias vítimas colocaram o gerador para dentro da residência, havendo emissão de gás carbônico que tomou conta da casa", afirmou. Ainda assim, a polícia não descarta outras hipóteses.

O gerador foi apreendido e passou por perícia. A Polícia Civil também apreendeu celulares e roupas. O Instituto-Geral de Perícias vai realizar a necropsia.

Casa onde família foi encontrada no bairro Vitória, em Vacaria, no Rio Grande do Sul. - Reprodução/RBS TV

Testemunhas ouvidas nesta segunda (11) relataram que a residência não tinha energia elétrica e que, por isso, a família usava o equipamento para gerar energia, mas que o mesmo costumava ficar do lado de fora da casa.

Ao todo, sete pessoas dormiam na casa: uma mulher, um homem, uma adolescente e quatro crianças.

Por volta das 8h30, um parente chegou no local e encontrou a casa fechada e com forte cheiro de gás. Em seguida, viu os familiares desacordados e pediu socorro. As vítimas estavam dentro dos quartos do imóvel.

O Corpo de Bombeiros foi acionada e os militares fizeram atendimento no local, com apoio do Samu.

Cíntia de Moraes Costa, 36, foi encontrada morta no local. As filhas dela, Ana Júlia Costa, 15, Cíntia Maria Costa, 11, e Samara Costa, 3, chegaram a ser levadas com vida para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, mas não resistiram. Segundo a unidade, elas deram entrada no hospital com parada cardíaca.

Outras duas filhas, de 9 e 7 anos, e o companheiro de Cíntia, de 31 anos, sobreviveram e estão internados em estado grave.

No fim da noite de domingo, as crianças sobreviventes foram transferidas de avião para o Hospital Universitário de Santa Maria (a cerca de 410 km), na região central do estado. O transporte foi necessário porque não há UTI (unidade de terapia intensiva) pediátrica em Vacaria. Elas estão entubadas.

Criança socorrida em Vacaria é levada de avião para UTI pediátrica em Santa Maria - Reprodução/RBS TV

Segundo a Prefeitura de Vacaria, a família fazia parte de programas sociais do município. A Secretaria de Educação da cidade informou que duas escolas municipais mas quais as vítimas estudavam suspenderam as aulas nesta segunda-feira (11) por causa das mortes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.