Descrição de chapéu violência

Polícia prende 7º suspeito nas buscas por fugitivos de penitenciária de Mossoró

Prisão aconteceu na manhã desta sexta-feira (8) em Fortaleza; buscas chegam a 24 dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira (8) em Fortaleza, no Ceará, mais uma pessoa suspeita de prestar apoio aos dois fugitivos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara federal de Mossoró. No total, desde o início das buscas pelos detentos, sete pessoas já foram presas —seis por suspeita de ajudar os criminosos, além de uma pessoa com mando de prisão em aberto, mas que não tem relação com o caso.

Polícia oferece recompensa para a captura dos presos de Mossoró - Divulgação

Além disso, já ocorreu a realização de buscas em Mossoró, Baraúna (RN), Aquiraz (CE) e Quixeré (CE).

Investigadores apontam que os dois detentos que escaparam da penitenciária federal de Mossoró foram mantidos por membros do Comando Vermelho do Rio de Janeiro durante a fuga fora da penitenciária.

Segundo investigadores, o CV do Acre, por outro lado, rompeu com os dois detentos —que foram jurados de morte por parte de Railan Silva dos Santos e Selmir da Silva Almeida Melo, principais lideranças da facção no estado.

A ameaça de morte foi desencadeada por uma suposta traição dos dois fugitivos, Rogério da Silva Mendonça, 36, também conhecido como Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, apelidado de Deisinho ou Tatu. A intenção deles seria assassinar Santos e Melo, mas o plano não teria tido sucesso.

O CV não possui hierarquia e é classificado pelas autoridades como de mais difícil monitoramento por não ser tão organizado quanto o PCC (Primeiro Comando da Capital) —nascido na Casa de Custódia de Taubaté (São Paulo), em 1993—, que tem contabilidade de faccionados e até de armas.

Como a Folha revelou em dezembro, levantamento inédito feito pelo Ministério da Justiça mostra que as duas maiores facções do país têm atuado em 24 estados e no Distrito Federal, com um crescimento mais acentuado do CV.

Apesar dessa colaboração, a polícia acredita que os dois fugitivos estão agindo sozinhos nos últimos dias.

A busca pelos dois detentos completa 24 dias nesta sexta-feira e já supera o tempo de procura por Lázaro Barbosa, cuja fuga da cadeia demandou 20 dias de operação policial, em 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.