Descrição de chapéu Folhajus Enel São Paulo

Ricardo Nunes representa contra a Enel e afirma que ninguém aguenta mais a empresa

Prefeito de São Paulo aciona Aneel e TCU para pedir a rescisão de contrato após semana de apagões na região central da cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) confirmou na noite deste sábado (23) a representação contra a Enel no TCU (Tribunal de Contas da União) e na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para pedir a rescisão do contrato com a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em São Paulo.

Ele havia anunciado que faria isso após os transtornos causados por apagões na região central da cidade durante a semana. A falta de energia elétrica prejudicou comerciantes, afeta o abastecimento de água e deixou pacientes sem atendimento na Santa Casa.

Além disso, provocou o cancelamento de eventos como espetáculos teatrais e lançamento de livros e deixou no escuro prédios icônicos e turísticos como o Copan e o edifício Itália.

Região central de São Paulo no escuro - Ronny Santos/Folhapress

"Ninguém aguenta mais a Enel", disse Nunes neste sábado. "Diante da ineficiência intolerável, agi novamente, representando junto à Aneel e ao TCU".

Segundo ele, a administração municipal já havia ingressado recentemente com duas ações contra a empresa nesses dois órgãos.

O prefeito afirmou que o modelo de concessão impede a prefeitura de intervir, o que cabe aos órgãos federais.

"Não podemos continuar à mercê de um serviço tão deficiente. Exigimos a garantia de um serviço de qualidade, um direito básico", completou.

A concessionária não comentou as declarações do prefeito. Em nota divulgada na sexta-feira (22), a empresa disse que os problemas começaram a partir de danos provocados em distintos circuitos subterrâneos, cuja reparação é complexa e demorada, dada as dificuldades e especificidades desse tipo de rede (galerias subterrâneas). Os circuitos que foram impactados localizam-se nas regiões de Higienópolis, Santa Cecília e 25 de Março.

A companhia disponibilizou geradores de médio e grande porte para abastecer os clientes impactados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.