Descrição de chapéu
O que a Folha pensa São Paulo

SP tateia no escuro

Enel tem o dever de esclarecer apagão e traçar plano para evitar transtornos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prédios sem luz na região central de São Paulo (SP) - Ronny Santos - 21.mar.24/Folhapress

Quatro meses depois, ainda que em menor extensão, a cidade de São Paulo volta a enfrentar um exasperante apagão de longo prazo, por dias a fio e a provocar um sem-fim de tormentos e prejuízos a dezenas de milhares de paulistanos.

Se em novembro passado um temporal deixou mais de 2 milhões de pessoas sem luz, principalmente na zona sul e com o martírio se arrastando por uma semana para boa parte delas, desta vez a incúria atingiu moradores e estabelecimentos da região central.

Para piorar, as causas de mais um blecaute prolongado —que começou na segunda-feira (18), atingiu novas ruas na quinta (21) e avançou para o fim de semana sem previsão de restabelecimento total— também seguiam na penumbra.

A concessionária responsável Enel culpou a estatal Sabesp, que teria atingido acidentalmente cabos da rede subterrânea durante uma escavação —a empresa de saneamento nega, e o governo federal determinou que a Agência Nacional de Energia Elétrica investigue.

Já os repiques na queda de energia foram atribuídos pela Enel à alta no consumo em razão do forte calor, "o que dificultou a recomposição da redes subterrâneas".

Enquanto tudo permanece nebuloso, os transtornos são evidentes: a Santa Casa teve de dispensar pacientes; a comida estraga e há falta de água em edifícios; moradores não conseguem estudar, trabalhar, carregar seus celulares ou até alcançar os andares mais altos; geradores se espalham pelas calçadas; bares, restaurantes e lojistas contabilizam suas perdas.

A Enel deve urgentes esclarecimentos aos paulistanos sobre os motivos do colapso, sua real capacidade operacional (o enxugamento de 35% dos funcionários levanta dúvidas legítimas) e, não menos importante, se dispõe de um plano de contenção para que crises do tipo não se tornem um pesadelo recorrente na cidade.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.