Descrição de chapéu África

Veja os dez melhores e os dez piores países em IDH no ranking da ONU

Suíça é o que tem o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento Humano, enquanto Somália está em último lugar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O relatório mais recente sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU (Organização das Nações Unidas) mostra que a recuperação dos países após a pandemia de covid continua desigual. Os dados de 2022 foram divulgados pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) nesta quarta-feira (13).

Enquanto o impacto da pandemia representou a maior queda do IDH registrada desde o início da série, nos anos 1990, as maiores preocupações para o futuro, segundo o relatório, têm sido a polarização política, marcada pela divisão interna em países e o apoio a líderes que minam a democracia.

Refugiados da Somália esperam por comida em Mogadíscio - Abdurashid Abikar - 12.ago.12/AFP

O índice de cada país é composto pela média de indicadores de expectativa de vida ao nascer, escolaridade e renda. Quanto mais próximo de 1, melhor o IDH.

Atualmente, o topo é da Suíça, com 0,967, e em último lugar está a Somália, que registrou 0,380. Após dois anos de queda consecutiva, o Brasil voltou a registrar crescimento no IDH, chegando a 0,760, mas perdeu duas posições no ranking, caindo de 87º para 89º.

Além de choques como a pandemia, guerras também provocam variações significativas no índice de desenvolvimento dos países. Há dois anos em guerra com a Rússia (0,821), a Ucrânia, por exemplo, caiu de 0,773 para 0,734, regredindo a um patamar de 20 anos atrás, e saiu da 77ª para a 100ª posição.

Veja abaixo quais são os países com os 10 melhores e os 10 piores índices de desenvolvimento humano, segundo a ONU.

VEJA OS INDICADORES DE TODOS OS PAÍSES

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.