Descrição de chapéu chuva

Chuva causa estragos no litoral de SP; duas crianças ficam feridas em queda de muro

Chegada do temporal provoca destelhamentos, apagões e derruba árvores em cidades e estradas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento provocaram quedas de árvores, desmoronamento de muros, destelhamentos de casas e quedas de energia em diversas cidades do litoral paulista na tarde desta sexta-feira (22), segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Duas crianças estão hospitalizadas em estado grave após desabamentos na cidade de São Vicente, na Baixada Santista, na consequência mais grave reportada até o início da noite pelo órgão estadual.

Uma das vítimas tem 3 anos de idade e estava dentro de uma residência quando o telhado desabou parcialmente. O outro caso é o de uma criança de 9 anos e foi atingida por um muro que caiu.

Carro foi atingido por árvore na noite desta quinta (21) no bairro Aparecida, em Santos (SP); ninguém ficou ferido - Divulgação/Defesa Civil

Danos em casas e prédios públicos, além de diversas quedas de árvores, também ocorreram em Santos, Guarujá, Peruíbe, Itanhaém, Iguape e Bertioga.

Em Bertioga, de acordo com as informações do DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo), árvores caíram nas rodovias Mogi-Bertioga e Rio-Santos. As pistas já foram desobstruídas.

Em Itanhaém, o destelhamento parcial de duas residências deixou duas famílias desalojadas, que foram encaminhadas para casa de parentes. Houve também quedas de árvores e de postes de energia elétrica provocaram blecautes em algumas regiões.

Em Guarujá, rajadas de vento provocaram quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

No município de São Sebastião, a Defesa Civil informou ter atendido cinco ocorrências de queda de árvores. Não houve feridos.

A cidade tem previsão de que as chuvas persistam até este sábado (23) e que o volume acumulado de água possa ultrapassar 250 milímetros, o que levou o órgão a acionar o seu plano de contingência.

Em fevereiro de 2023, uma chuva com volume superior a 600 milímetros em 24 horas, o maior já registrado no país, resultou em 64 mortes em deslizamentos na cidade.

Na quinta-feira (21), Santos havia registrado ventos de 134,5 km/h. A ventania derrubou 17 árvores no município, sendo que os bairros mais afetados foram Vila Mathias, Marapé e Embaré.

Defesa civil alerta para risco de raios, deslizamentos e alagamentos

A Defesa Civil alerta para a previsão de fortes chuvas até sábado (23) em todo o estado, com riscos de deslizamentos e formação de alagamentos e enxurradas, além de raios.

No litoral norte, os acumulados de chuva podem chegar a 250 mm. Na Baixada Santista, são esperados 180 mm.

Já na Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba e na região metropolitana de São Paulo deve chover menos, com acumulados de até 80 mm.

Previsão semelhante para cidades do interior do estado como Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba e São José do Rio Preto, onde são esperados 70 mm, e Araraquara, Bauru, Marília e Presidente Prudente, com até 60 mm.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.