Descrição de chapéu transporte público

Jilmar Tatto e Milton Leite são incluídos como testemunhas em investigação sobre empresas de ônibus e PCC

OUTRO LADO: ambos afirmaram não terem sido notificados, e que estão à disposição do Ministério Público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado federal Jilmar Tatto (PT) e o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Milton Leite (União Brasil), foram incluídos como testemunhas em investigação do Ministério Público sobre o envolvimento de empresas de ônibus que integram o sistema público de transporte da cidade com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Tatto era secretário de Transportes em 2015, na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT). Segundo a investigação, naquele ano houve lavagem de dinheiro do crime organizado por meio de duas concessionárias de ônibus, Transwolff e UPBus.

Garagem da Transwolff, no bairro do Socorro, em São Paulo; empresa é investigada por ligação com o crime organizado
Garagem da Transwolff, no bairro do Socorro, em São Paulo; empresa é investigada por ligação com o crime organizado - Eduardo Knapp - 26.mar.20/Folhapress

Leite já confirmou ter ligações com Luiz Carlos Efigênio Pacheco, o Pandora, dono da Transwolff e preso nesta terça-feira (9) acusado de lavagem de dinheiro do crime organizado pelo Ministério Público.

Em 2006, o vereador afirmou que a empreiteira Lisergo Construções, em que figura como um dos sócios, fechou contrato para reformar a garagem da Cooper-Pam, cooperativa de perueiros da zona sul, que teve Pandora como presidente entre 2003 e 2015.

Na época, o vereador afirmou que a obra foi orçada em cerca de R$ 7 milhões e que a cooperativa lhe devia R$ 3,5 milhões. Segundo ele, o contrato foi regular.

Serão chamados também para depor como testemunhas quatro funcionários da Transwolff, um consultor em licitações e o atual diretor de Engenharia, Obras e Meio Ambiente da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos), Marcelo José Brandão Machado. Ele integrou a secretaria de Transportes de São Paulo como presidente da Comissão Especial de Licitação, em 2017 e 2018.

Em relação à UPBus, 11 testemunhas foram incluídas no processo, entre elas, motoristas e funcionários, além de um auditor da Receita Federal.

Procurado, o deputado afirmou não ter sido notificado para prestar depoimento como testemunha, mas "se colocará à disposição para responder os questionamentos". O presidente da Câmara disse não ter recebido "nada oficialmente", e que está sempre à disposição do Ministério Público.

O vereador Milton Leite e sua assessoria foram procurados por mensagem de celular no início da tarde desta quarta (10), mas não responderam até a publicação deste texto.

A CPTM também foi acionada, mas como Machado não trabalhava na companhia na época, afirmou que não irá comentar já que os fatos investigados não se referem ao atual cargo da testemunha.

Os promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo) querem detalhar a relação das testemunhas com as empresas investigadas.

Erramos: o texto foi alterado

Marcelo José Brandão Machado integrou a secretaria de Transportes de São Paulo como presidente da Comissão Especial de Licitação em 2017 e 2018, não em 2015, como afirmava versão anterior deste texto.  

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.