Descrição de chapéu clima

Cidade de SP iguala maior temperatura já registrada para maio em ao menos 81 anos

Capital paulista registrou 31,7°C nesta quinta-feira (2), segundo atualização de medição feita pelo Inmet; recorde pode ser superado nesta sexta (3)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de São Paulo igualou nesta quinta-feira (2) a maior temperatura já registrada para um mês de maio na capital paulista, em ao menos 81 anos. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima, de 31,7ºC, a mesma do recorde de 2001, foi confirmada à noite com medição na estação meteorológica convencional do Mirante de Santana, na zona oeste.

A marca atualizou medição automática feita às 15h de quinta, que verificou a máxima 31,5ºC, apontada como a segunda maior temperatura já registrada no município desde que instituto passou a fazer a estatística em 1943, e que foi divulgada pelo Inmet com ressalva de possível atualização.

De acordo com o meteorologista Franco Nadal Junqueira Villela, há possibilidade de o recorde ser superado nestes dias, inclusive nesta sexta-feira (3).

Homem se refresca na avenida Paulista; cidade enfrenta onda de calor - Rubens Cavallari - 13.nov.23/Folhapress

O estado de São Paulo, assim como outras regiões do país, enfrenta uma onda de calor, quando as temperaturas ficam a partir de 5°C acima da média por ao menos cinco dias seguidos.

A média máxima para o mês de maio no município é de 23,4°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo.

"São Paulo está dentro um forte bloqueio atmosférico que vem mantendo o estado com sol, ar seco e temperaturas muito acima do normal para esta época do ano", afirma a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.

Medições do Inmet apontam que ao menos 37 municípios paulistas tiveram temperatura acima de 30ºC nesta quinta. A maior temperatura no estado, de 37,4ºC, foi anotada em Bertioga, no litoral.

De acordo com o Inmet, entre esta sexta (3) e segunda (5), as máximas devem oscilar entre 30ºC e 32ºC na cidade de São Paulo. Não há previsão de chuva e o céu ficará com poucas nuvens.

Segundo Pegorim, o bloqueio atmosférico deve continuar nos próximos dias e vai afastar mais uma frente fria do interior do estado.

A nova frente fria, afirma, poderá passar pelo litoral paulista na sexta, provocando algumas pancadas de chuva isoladas e passageiras, mas sem fechar completamente o tempo.

Na Grande São Paulo e em regiões como vale do Paraíba, Vale do Ribeira, a passagem da instabilidade deverá provocar apenas aumento da nebulosidade e uma ligeira queda da temperatura.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.