Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2010 - 11h08

Obra corrige painel de Di Cavalcanti no teatro Cultura Artística, em SP

Publicidade

LETICIA DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Os dedos da mão de uma das musas sumiram. No lugar da ponte que segura as cordas do violão, um estranho triângulo apareceu. Alterações como essas, constatadas no mosaico de Di Cavalcanti na fachada do teatro Cultura Artística, estão sendo corrigidas, em restauro iniciado em junho.

Em muros, artista cria obras com objetos tirados do lixo em SP
Justiça manda Prefeitura de Batatais (SP) reparar obra com cupim
Promotoria recupera obra de Alfredo Volpi roubada há 7 anos em SP
Com suspeita de tráfico de arte, Procuradoria visa antiquários de SP
Violino de R$ 20 mil roubado por travestis é recuperado em SP

As obras tiveram início quase dois anos após o incêndio que destruiu, em 2008, o interior do teatro paulistano, tombado pelos órgãos municipal e estadual do patrimônio. A fachada ficou apenas manchada.

As mudanças que descaracterizaram trechos do painel "Alegoria das Artes" foram constatadas durante a pesquisa que embasou o projeto de restauro e são atribuídas a uma reforma realizada no início dos anos 1970.

"Naquela época não havia o tipo de tecnologia de restauro que se tem hoje", diz o arquiteto Paulo Bruna, responsável pelo projeto de reconstrução do prédio.

Ninguém sabe o porquê da modificação nem quem é o responsável, pois o teatro não tem registro do projeto. "Para nós, foi uma surpresa", diz o diretor de relações institucionais, Eric Klug.

A Vidrotil, fabricante de pastilhas e que montou o mosaico original, em 1950, informou que forneceu as peças mas não participou da obra na década de 1970.

Para voltar ao original, a arquiteta Isabel Ruas, responsável pelo restauro -que deve durar um ano-, consultou fotos antigas e os desenhos originais do pintor. "Optamos por reconstituir aquilo que havia sido descaracterizado", disse.

Além da correção de detalhes do desenho, o restauro está recuperando rachaduras, substituindo pastilhas que caíram e injetando resina para fixar o mural à argamassa que dá sustentação.

"Alegoria das Artes" é o maior mosaico produzido por Di Cavalcanti, com 48m de largura por 8m de altura.

Editoria de Arte/Folhapress

COMUM

Situações como essa, de reformas que alteram obras tombadas, são frequentes em São Paulo. "Quase todos os diagnósticos que fiz de prédios históricos no centro detectaram algum tipo de mudança nas características originais", diz Francisco Zorzette, diretor da Companhia de Restauro, que fez a restauração de prédios como o Palácio da Indústrias e o Monumento à Independência.

Mudança de cores e tipo de tintas das fachadas ou a inclusão de novos elementos decorativos são alguns dos casos mais comuns. Para o arquiteto Carlos Faggin, professor da FAU e conselheiro do Condephaat, é importante que esses equívocos sejam corrigidos. "Hoje temos técnicas mais avançadas e mão de obra mais especializada", diz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página