Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2011 - 12h31

Policiais fecham rodovias com barreiras de fogo no RS

Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

Policiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul fizeram uma série de bloqueios de rodovia pelo Estado nos últimos dias em protesto por aumento salarial.

As últimas ações ocorreram na madrugada desta sexta-feira. Pneus foram queimados na BR-392, em Rio Grande (a 311 km de Porto Alegre), e na BR-158, em Palmeira das Missões (a 367 km da capital). O tráfego chegou a ficar interrompido.

Os manifestantes montam as barricadas e não permanecem no local. Faixas reclamando dos baixos salários são espalhadas nas proximidades.

Em Alvorada (região metropolitana de Porto Alegre), a queima de pneus foi feita no centro da cidade.

A Associação de Cabos e Soldados da Brigada Militar (equivalente à PM dos outros Estados) diz que não organiza protestos do tipo, mas afirma que as manifestações são "efeito da indignação" dos policiais.

"Não está fácil segurar esses brigadianos [policiais]", diz o presidente da entidade, Leonel Lucas.

No mês passado, policiais civis e militares fizeram um protesto dentro do saguão do palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Eles pedem um reajuste imediato de 25% nos salários.

O governo pediu um prazo para estudar as propostas e afirmou que encaminharia em regime de urgência um projeto de lei instituindo uma gratificação por tempo de permanência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página