Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Inep diz avaliar alternativas 'seguras' para impressão de provas do Enem

Gráfica que roda a prova desde 2009 anunciou falência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) informou nesta terça-feira (2) que avalia alternativas consideradas seguras para substituir a gráfica que imprime o Enem. A empresa RR Donnelley anunciou falência no domingo.

O órgão, ligado ao MEC (Ministério da Educação), ressalta que o cronograma está mantido. As inscrições ocorrem entre 6 e 17 de maio e as provas, em 3 e 10 de novembro.

A falência da gráfica que imprime o Enem desde 2009 provocou insegurança com relação à realização da prova, uma operação que envolve complexidade de segurança e de logística. O cronograma prevê que a impressão das provas seja realizada até maio. No ano passado, foram impressas 11 milhões de provas.

O anúncio surge em meio a uma crise que envolve demissões e disputas dentro da pasta comandada pelo ministro Ricardo Vélez Rodriguez. 

 

O Inep segue sem presidente desde semana passada, quando Marcus Vinicius Rodrigues foi demitido após polêmica com a avaliação de alfabetização. O diretor da avaliação da Educação Básica do órgão, Paulo Teixeira, se desligou em solidariedade ao demitido. Essa é a diretoria que cuida do Enem.

Folha havia pedido esclarecimentos no fim da manhã de segunda-feira (1), mas o órgão só retornou nesta terça.

"Em relação à falência da gráfica contratada para a diagramação e impressão dos cadernos de prova da edição deste ano do Enem, existem alternativas seguras sendo avaliadas", diz a nota.

De forma reservada, servidores e ex-funcionários do instituto falaram à reportagem que há grande preocupação com as indefinições e com a ausência de uma pessoa capaz de liderar essa operação.

No ano passado, o Enem recebeu 5,5 milhões de inscrições. Cada estudante faz dois dias de prova e o resultado é a porta de entrada para praticamente todas as universidades federais.

Está aberto, até 10 de abril, o período para pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem 2019 e justificativa de ausência na edição anterior.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.