Descrição de chapéu Enem

Imagem do Enem vaza antes da hora; Weintraub diz que falha de segurança não compromete exame

Ministro afirmou que a suspeita é que o vazamento tenha ocorrido em um local de prova em Pernambuco

São Paulo | UOL

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou na tarde deste domingo (3) que uma foto da prova do Enem que circula desde às 15h é verídica.

Apesar da falha de segurança, ele disse a divulgação da imagem enquanto os candidatos ainda faziam a prova não prejudicou o andamento do exame.

"Todos os procedimentos já haviam sido realizados, de segurança, a prova já havia sido distribuída e alguém tirou uma foto e colocou nas redes", afirmou em vídeo publicado na nas redes sociais.

"Agora a Polícia Federal vai identificar essa pessoa responsável e vai tomar as devidas providências legais contra ela", completou o ministro.

Ele afirmou que a suspeita é que o vazamento tenha ocorrido em um local de prova em Pernambuco.

No sábado (2), o ministro havia reforçado, em cadeia nacional de TV, que endureceria o rigor quanto ao uso de equipamentos eletrônicos no Enem deste ano.

Os candidatos seriam eliminados até mesmo se o celular guardado em envelope lacrado emitisse algum som durante a prova.

A ocorrência deste domingo abre a possibilidade de que que ao menos um candidato possa ter burlado as regras de segurança, não entregado seu aparelho de celular, fotografado o exame e publicado a imagem na web. Com acesso à internet, pode ter ainda consultado respostas às perguntas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.